A reunião dos vereadores de Muriaé na Câmara Municipal seria uma das mais importantes do ano com 16 projetos a serem apresentados e votados pelos vereadores. Havia muito trabalho a ser feito. A Casa do Legislativo estava com um grande público presente. Várias lideranças presente, dentre elas representantes da AMA, Professoras da Escola Cândido Portinari que receberam Moção de Aplausos, MotoTaxistas, alguns taxistas que foram presenciar a votação de um projeto que visa regulamentar a atividade dos MotoTaxistas em Muriaé, dentre outros.
No pequeno expediente, foram entregues diversas Moções:
Acima: Imagens das Moções que foram entregues no primeiro expediente da Sessão de terça-feira (03-12). Até este momento a reunião transcorria dentro da normalidade.
Abaixo: sequencia de imagens do público presente na reunião.
Alguns vereadores subiram à tribuna: Reginaldo Roriz falou sobre o trabalho desenvolvido na elaboração do Projeto que visa regulamentar a atividade profissional dos Moto-Taxistas no município de Muriaé, inclusive as reuniões com partes interessadas e especialista de Belo Horizonte que enalteceu o conteudo da proposta; Jair Abreu; Celsinho e; Dr. José Carlos tmbém falaramn tribuna. Durante as falas houve várias manifestações do público com aplausos e comentários. Uma pessoa reclamou na tribuna das condições dos ônibus coletivos urbanos de Muriaé.
Ao final do primeiro expediente uma ou duas pessoas que aparentemente não tinham nenhum interesse em qualquer projeto a ser votado, começaram a falar em voz alta gerando dificuldade para a continuidade dos trabalhos.
Encerrado o primeiro expediente, o presidente da Câmara Davi Lacerda deu início os procedimentos de leitura dos projetos.
O primeiro projeto de Lei apresentado foi o que trata do reconhecimento da AMA como Associação de utilidade pública por atender todos os requisitos da legislação vigente e por estar desempenhando trabalho de suma importância aos Autistas. Estavam presentes diretoria e representantes da AMA bem como alguns portadores de necessidades especiais e cadeirantes.
Entretanto, aqueles que atrapalhavam a sessão desrespeitosamente continuaram a falar em voz alta proferindo "palavras não educadas aos vereadores" dificultando o bom andamento dos trabalhos. Policiais Militares chegaram ao local - penso que para preservar segurança e colaborar na manutenção da ordem.
Jair Abreu solicitou a palavra e ao fazer referência à presença de militares e os ânimos exaltados no ambiente, acabou gerando mais barulho e neste momento o presidente da Câmara, Davi Lacerda, interrompeu sessão por 15 minutos, atendendo a pedidos retornou antes do tempo estipulado e ao reiniciar a reunião, não houve silêncio e assim ele determinou o encerramento da sessão.
O resultado disso tudo é que o tumulto criado por poucos gerou decepção em muitos que buscavam por seus direitos e reconhecimentos.
Conversamos com representante dos Moto-taxistas de Muriaé antes do segundo expediente que seria das votações dos Projetos de Lei:
Wesley Moto-Taxi: "Atualmente trabalhamos de forma clandestina, sabemos que existe uma Lei Federal que reconhece nossa atividade, e não queremos trabalhar assim em Muriaé. Queremos apenas trabalhar dentro da Lei com equipamentos de segurança, sinalização adequada, pagar nossos impostos e de forma eficiente e segura oferecer o melhor serviço ao usuário. Sabemos que existem muitas pessoas que necessitam de locomoção com mais agilidade dentro da cidade. Cabe ao município regulamentr as atividades profissionais, é isso que queremos, prester o melhor serviço aos nossos clientes. O projeto está na Câmara para ser votado, ele vem sendo construído a pelo menos três anos e acreditamos em sua aprovação para sermos reconhecidos legalmente."
COMUNICADO DA CÂMARA MUNICIPAL
COMUNICADO
"A sessão da Câmara de Muriaé desta terça-feira, 03/12, precisou ser encerrada antes da votação dos 16 projetos em pauta devido a tumultos ocorridos na Casa Legislativa. Com o intuito de zelar pela segurança do público presente e dos vereadores, o presidente David Lacerda (DEM) considerou prudente finalizar a reunião logo no início do segundo expediente. Uma nova sessão acontecerá para votação dos projetos que estavam em pauta. No primeiro expediente, a sessão ocorreu dentro de sua normalidade, quando foram entregues três moções de Congratulações e Aplausos.
Profissionais de saúde e escola recebem Moções de Congratulações e Aplausos
O presidente da Câmara de Muriaé, vereador David Lacerda entregou Moção de Congratulações e Aplausos a Jaqueline de Freitas Oliveira Ribeiro, Delegada Regional do Crefito 4, em homenagem aos 50 anos de Regulamentação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, bem como aos relevantes serviços prestados em Muriaé. Para o presidente, "é de suma importância ressaltar a constituição das especialidades, a evolução tecnológica e suas aplicações nas profissões, a implementação dos cursos em faculdades e a busca dos profissionais por mais conhecimento: tudo isso refletido na prestação de serviços à população". Ainda segundo David Lacerda, "vale lembrar ainda a importância da participação do Conselho na valorização da categoria, na busca pelo respeito ao trabalho dos profissionais e nas articulações junto às repartições públicas e privadas".
O vereador Prof. Julio Simbra (DEM) também entregou uma Moção a Escola Municipal Cândido Portinari pelos 25 anos de atuação intensa na educação dos muriaeenses. Segundo o vereador, "uma escola mostra sua importância não pelo seu tamanho, mas pela grandiosidade de seus alunos no comprometimento dentro e fora de seus muros". Por isso, concedeu a esta escola por acreditar que, na figura de todos os seus professores, coordenadores, diretores e colaboradores, preenchem com conhecimento as mentes dos alunos que por lá estiveram. "Vale ressaltar que na escola, os alunos aprendem não somente os meandros da ciência, mas também a convivência, o respeito e a ajuda ao próximo", concluiu Prof. Júlio Simbra.
O médico César Mansur Bizzo recebeu Moção do vereador Evandro Cheroso (PR) pelos relevantes serviços prestados ao município de Muriaé. Formado na UFJF com especialização em acupuntura, Bizzo teve várias passagens na gestão pública municipal de forma marcante como secretário de Saúde na gestão do prefeito Christiano Canedo e diretor geral do Demsur nas gestões dos prefeitos Carlos Fernando e Aloysio Aquino. O vereador explica que "um de seus grandes legados foram os trabalhos realizados sempre de forma competente em atendimento aos anseios da população tanto quanto na área de saúde, bem como na direção do Demsur quando investido nos cargos da mais alta confiança em nosso município". Evandro Cheroso não pôde estar presente à sessão, por isso, a moção foi entregue por seu assessor parlamentar Altair Simão. "
Uma sessão extraordinária deverá ser marcada no decorrer da semana, antes da sessão das eleições da mesa diretora.
NOSSA REDAÇÃO ESTÁ À DISPOSIÇÃO DE QUALQUER DOS INTRESSADOS EM SE MANIFESTAR. AGUARDAMOS POSICIONAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL COM RELAÇÃO À PRÓXIMA DATA PARA APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS QUE NÃO FORAM APRECIADOS E VOTADOS NA NOITE DE TERÇA-FEIRA 03 DE DEZEMBRO, DENTRE OUTROS ASSUNTOS DE INTERESSE COMUM.