Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 03/12/2019 às 18h54

Em Muriaé, Centro de Saúde da Mulher e da Criança passa a oferecer testes do Pezinho e da Orelhinha

Exames que ajudam diagnosticar diversas doenças são realizados de forma gratuita pela Prefeitura

O Centro de Saúde da Mulher e da Criança Dr. Waltecy Garcia, na rua Cel. Izalino, está oferecendo dois importantes exames para os recém-nascidos: os testes do Pezinho e da Orelhinha. Ambos os exames, que fazem a triagem de diversas doenças, estão sendo oferecidos de forma gratuita pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.

O Teste do Pezinho é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min. Já o Teste da Orelhinha é realizado as segundas-feiras por uma fonoaudióloga, mediante agendamento pelo telefone (32) 3721-2003.

Para realizar os testes, é necessário apresentar documentos da criança - como Cartão do SUS, cartão de vacina e Certidão de Nascimento - e da mãe, além de comprovante de residência.

Este é o segundo local público na cidade que realiza o Teste do Pezinho. Além do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, a Apae também está credenciada para este exame. "Nossa intenção é oferecer mais acessibilidade para as mães trazer seus bebês. Esses exames são muito importantes para a criança, pois identificam várias doenças que, se não diagnosticadas e tratadas, podem trazer complicações futuras", explica a coordenadora do Centro, Eliane Freitas.

Localizado na Rua Coronel Izalino, 106, Centro (próximo ao Hospital São Paulo), o Centro de Saúde da Mulher e da Criança - Mães de Muriaé compõe o Programa "Mãe Muriaeense". Criado em 2018, no seu primeiro ano de funcionamento realizou 11 mil atendimentos, entre consultas médicas e exames. 

Testes previnem doenças - O Teste do Pezinho faz a triagem de seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. O exame é simples. Ele deve ser feito preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, a contar da data do nascimento. Porém, pode ser colhido também até 29 dias de vida. Vale frisar que essas doenças são tratáveis e todo o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS.

Já o Teste da Orelhinha possibilita a identificação precoce de possíveis perdas auditivas nos recém-nascidos. O diagnóstico precoce é fundamental para uma intervenção eficaz antes do período da aquisição da fala, possibilitando um melhor prognóstico, já que os primeiros anos de vida da criança são determinantes para o desenvolvimento da oralidade. É um exame é indolor, não tem contraindicações e dura em torno de 10 minutos.


Por: Gabriela Marquito

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS