Em 29/10/2019 às 17h53
A Associação Intermunicipal de Confeccionistas da comunidade de Santo Antônio do Rio Preto, em Miraí, inaugura na próxima sexta-feira, 1º de novembro, às 10 horas, sua nova sede, construída por meio do programa ReDes - apoiado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O projeto inclui a reforma estrutural completa do espaço e a construção de um segundo pavimento, além de novos equipamentos para a associação.
"Esta iniciativa é mais um exemplo de fortalecimento da comunidade, aprimorando a cadeia produtiva e a geração de renda da região. Para a CBA, é essencial que a atuação na comunidade vá além da mineração, proporcionando um vasto legado. É nítido o empenho das associadas para conduzir o projeto", observou Christian Fonseca de Andrade, gerente das unidades da Zona da Mata da CBA.
O projeto faz parte do programa ReDes, uma iniciativa do Instituto Votorantim em conjunto com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID - Fumin), com recursos da CBA. O programa tem o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável, fornecendo apoio técnico e financeiro para o fortalecimento de cadeias produtivas inclusivas capazes de gerar renda.
A associação das costureiras conta com o apoio da CBA há mais de dez anos. Tudo começou com a doação do terreno para a construção da sede da associação, que se iniciou a partir do sonho de duas mulheres em busca de melhores condições de trabalho em um ambiente predominantemente rural. Em 2017, houve a chamada do programa de geração de renda, patrocinado pelo BNDES/BID, para quatro municípios da região.
A seletiva escolheu quatro projetos, incluindo a associação das costureiras, cuja proposta foi avaliada e aprovada. Em outubro de 2018, começaram as reformas estruturais. A instituição recebeu um segundo pavimento, um computador e um carro, além de 14 novas máquinas de costura e equipamentos ergonômicos e de proteção individual. Além da comodidade das tecnologias, as novas máquinas consomem menos eletricidade, contribuindo para a redução de gastos da sede.
Como parte do projeto, também foi feita uma pesquisa de mercado para definir o posicionamento da associação. As costureiras passaram por um curso de cooperativismo, realizado pelo SENAR, e estão fazendo curso de empreendedorismo, ministrado pelo SENAI, para que consigam gerir o novo negócio de forma sustentável.
Atualmente, a organização conta com 18 associadas. "Estamos acompanhando as reformas e gostando muito do novo espaço. Esperamos crescer ainda mais com tudo isso", comentou Maria Aparecida Massi, uma das fundadoras da Associação Intermunicipal de Confeccionistas.
Os cursos de capacitação e gestão também vêm empolgando as associadas, que apostam no crescimento não só da instituição, mas de seus respectivos negócios. "Estamos passando por processos de capacitação e os cursos de gestão têm sido esclarecedores. Com certeza tudo o que aprendemos aumentou a nossa perspectiva para os negócios, além de o novo espaço ser muito melhor", declarou Patrícia Aparecida Paula, presidente da associação.
Sobre a CBA
Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável.
Com quase 100% da energia utilizada vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor.
Para mais informações acesse: www.cba.com.br
Evento: Inauguração da nova sede da Associação Intermunicipal de Confeccionistas da comunidade do distrito de Santo Antônio do Rio Preto.
Data: Dia 1º de novembro de 2019, às 10 horas.
Endereço: Rua João Ferreira da Silva, nº 190 - Miraí/MG.