Em 29/10/2019 às 15h14
O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) chegou ao seu 4º ciclo em Muriaé, comemorando o encerramento das ações em 2019. A cerimônia de celebração foi realizada no domingo, dia 27 de outubro, na Lagoa da Gávea. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública por meio de capacitaçôes e mobilização das comunidades. O projeto é fruto de uma parceria da CBA, por meio do Instituto Votorantim, com a Prefeitura e a Secretaria de Educação do município.
Em 2019, o programa teve como tema central a "Educação e Cultura em Mobilização", apoiando os gestores para estimular o máximo envolvimento da comunidade na Educação. Na cerimônia de encerramento na Lagoa da Gávea, foram realizadas apresentações culturais das organizações que participaram do Grupo de Mobilização, bem como das escolas municipais José Miguel Muahad e Cândido Portinari. Para fechar o evento, também foram feitas apresentações dos grupos Start, Ser Feliz é Saber Viver e Gira, Gira, Giribela. Houve, ainda, apresentação da Biblioteca Virtual implantada nas escolas Gilberto Braz e Stela Fidelis.
A cerimônia representou o reconhecimento do trabalho de todo o grupo ao longo do ano, que celebra, junto à comunidade, as conquistas da mobilização em 2019. "A ideia é fortalecer o grupo cada vez mais, valorizar a participação dos jovens e a educação muriaense. Foi muito satisfatório ver a alegria no rosto das pessoas que se envolveram com a iniciativa e nas apresentações de hoje. É isso que buscamos: compartilhar conhecimento e envolver a comunidade em prol da educação", comentou a técnica de formação da Comunidade Educativa Cedac, Maria das Graças Cruz (Dadaça), parceira do PVE.
Na terça-feira (29/10), no Teatro Zacaria Marques, aconteceu o Seminário de Boas Práticas, com apresentação das práticas pedagógicas implementadas em seis escolas de educação infantil do município.
O coordenador de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Comunicação e Responsabilidade Social da CBA, Elson Cristiano da Silva, reforça que "o desafio da educação não é isoladamente do gestor público, do educador, do pai ou da mãe. É de toda a sociedade. Por isso precisamos estruturar redes que perenizem essas ações. É com esse intuito que trabalhamos para mobilizar grupos cada vez mais diversos para atuar pela causa da educação, pois acreditamos que a educação de qualidade é uma forma de construir uma sociedade melhor no futuro".
Completando 11 anos em 2019, o PVE é realizado em 101 municípios onde a Votorantim S.A tem atuação no Brasil, em prol de uma educação de qualidade. Este é o segundo ano em que os gestores pedagógicos de Muriaé participam da iniciativa. A parceria é um passo importante para o crescimento equilibrado entre comunidades e empresas.