Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 17/09/2019 às 22h45

Governo Federal estuda mudanças no Bolsa Família e no abono salarial (PIS)

Trabalhadores solteiros ou casados sem filhos perdem direito ao recebimento anual do PIS

O governo federal estuda mudar o programa bolsa família. Em operação há aproximadamente 16 anos, o programa surgiu da junção de quatro benefícios sociais. Hoje, o bolsa família atende 20 por cento das famílias brasileiras. Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, o IPEA, realizaram uma proposta para mudança no atual sistema. A ideia é unificar, mais uma vez, outros programas sociais criando um novo bolsa família. Entraria no novo programa, além do bolsa família atual, o abono salarial, mais conhecido como PIS, a dedução de criança no imposto de renda e o salário família, pago para quem recebe até R$1.319,00 por mês. O pesquisador do IPEA que realizou a proposta, Sergei Soares, explica.

Isso quer dizer que o abono salarial (PIS), por exemplo, que hoje é pago para qualquer trabalhador que recebe até dois salários mínimos, passe a ser pago apenas para trabalhadores que cumpram as exigências do bolsa família, como por exemplo, ter filhos. Sergei Soares detalha.

Ainda de acordo com o pesquisador, a proposta já foi apresentada ao Ministério da Economia e teve uma boa aceitação. O texto ainda será debatido entre pesquisadores e técnicos do governo para depois criar um projeto oficial do novo bolsa família. 

Autor: Agência Mais News



Gazeta de Muriaé
HPMAIS