Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 04/12/2009 às 09h49

FISK festeja 2ª Edição do THANKSGIVING

Comemorado tradicionalmente nos Estados Unidos e no Canadá, o “Thanksgiving” – ou Dia de Ação de Graças – é um feriado voltado para a gratidão, geralmente a Deus, através de orações e festejos, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Na ocasião, além de serem realizados grandes jantares em família, tendo como prato típico o peru, acontecem, ainda, desfiles, teatros nas escolas e jogos de futebol (no caso dos Estados Unidos). Muitas pessoas também costumam tirar o dia para dedicar seu tempo nas igrejas, em orações e prestação de serviços.
 
O ato de “Ação de Graças” é uma tradição de muitos povos antigos, como os gregos, os judeus e os chineses, que costumavam fazer festivais, no período do outono, para agradecer pela colheita e pelo bom tempo. Os puritanos irlandeses, que chegaram ao território norte-americano, a partir de 1620, fugindo da perseguição religiosa na Irlanda e Inglaterra, também tinham o costume de agradecer a Deus depois de períodos de comida escassa ou de extremo sofrimento. Foram eles, juntamente com os índios americanos da Nova Inglaterra (EUA), os responsáveis pela primeira comemoração de “Thanksgiving” na América, no século XVII.
 
Assim, o “Dia de Ação de Graças” é festejado no outono, após a finalização do trabalho da colheita. Nos Estados Unidos, a celebração acontece na quinta-feira da quarta semana de novembro e, no Canadá, na segunda-feira da segunda semana de outubro. Seguindo a tradição norte-americana, a Escola Fisk de Muriaé realizou, pelo segundo ano consecutivo, seu “Thanksgiving”, na manhã de domingo, 29 de novembro, na Torre Fest. Na ocasião, as famílias (pais, alunos e amigos) foram convidadas a fazerem suas partilhas, levando um prato típico.
 
A iniciativa demonstra a preocupacao da Escola Fisk, que tem como diretora Júlia Rodrigues, em promover a confraternização e a valorização cultural, destacando os costumes de outros países, principalmente os de língua inglesa e espanhola.   
    
Retrata, ainda, um momento de busca de solidariedade que a escola procura despertar em seus alunos, através do levantamento de doações para os mais necessitados.
 
Durante a manhã de “Thanksgiving” da Fisk, duas turmas de alunos fizeram uma apresentação musical para os convidados. Na sequência, foi dado o resultado da Gincana de Arrecadação de Roupas e Calçados, da qual participaram 20 turmas da escola, sendo vencedora a turma “Have Fun 4”, da teacher Geisa, com seus nove alunos de faixa etária de 10 anos.
 
Mas o ponto mais emocionante do evento foi a entrega das doações feitas pelos alunos da Fisk à representante do Grupo da Fraternidade Espírita Kaja Krisna e às representantes das Pastorais Sociais, Irmã Iraídes e Irmã Célia. Ao todo, foram mais de 3.500 peças arrecadadas, entre peças de vestuário e calçados usados.
  
Com certeza, o empenho de todos nesta tarefa irá contribuir para que muitas famílias tenham um Feliz Natal e um Ano Novo aberto a novas esperanças. 

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS