Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 20/11/2009 às 00h08

HOSPITAL SÃO PAULO inaugurações

Secretário Estadual de Saúde, Marcos Pestana, participou da solenidade e confirmou a instalação de uma UTI Neo-Natal na entidade

A cada dia, a Casa de Caridade – Hospital São Paulo (HSP) recebe uma média de 10 ambulâncias trazendo pacientes de toda a região, em busca de diversas modalidades de atendimento e tratamento. Para responder a toda essa procura, o HSP conta com a atuação de profissionais capacitados e de equipamentos de última geração.
 
Assim, no intuito de garantir mais conforto para seus clientes e também para seus funcionários, o Hospital São Paulo, através de sua diretoria, sentiu a necessidade de ampliar sua área de atendimento e de dispensar atenção especial a determinados setores que careciam de reformas.
 
A iniciativa tomou forma de realidade no último sábado (14), quando foram inauguradas, nas dependências do HSP, novas unidades – o Centro de Terapia Intensiva (CTI), o Pronto-Atendimento e a Unidade de Atendimento à Mulher – além de novas instalações para a Lavanderia, Farmácia, Central de Material Esterilizado, Subestação, Brinquedoteca Móvel e para o Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens de Diagnóstico.
 
A construção de um novo Centro de Terapia Intensiva (CTI) representa um grande avanço para o Hospital São Paulo. Munido com mais nove leitos, este serviço passa a oferecer, agora, maior capacidade de atendimento, totalizando 17 leitos. A Unidade de Pronto Atendimento é um grande diferencial para clientes particulares e de convênio, pois o serviço irá contar com quatro leitos de observação, uma sala de urgência e emergência equipada com o que há de mais moderno no mercado hospitalar, atendimento diferenciado e resolutividade. O local foi especialmente preparado para garantir eficácia, conforto e agilidade. Já a Unidade de Atendimento à Mulher, local com atendimento especial em ginecologia e obstetrícia, foi preparada com sete confortáveis leitos, exclusivos para clientes particulares e de convênios.
 
A solenidade de inauguração reuniu um grande número de convidados no Salão Nobre do Hospital São Paulo; entre eles, os membros da Irmandade, corpo clínico e funcionários; o secretário Estadual de Saúde, Dr. Marcus Pestana; o deputado federal, Virgílio Guimarães; o prefeito de Muriaé, José Braz; o vice-prefeito, Dr. Aloysio Aquino; e o secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcos Guarino, além de secretários, prefeitos e personalidades de toda região.
 
Em seu pronunciamento, o secretário Estadual de Saúde, Dr. Marcus Pestana, parabenizou o HSP por sua iniciativa de renovar e de oferecer o melhor à população: “Estamos aqui hoje comemorando novos avanços, com as várias inaugurações do Hospital São Paulo. O governador Aécio Neves está presente como nunca na saúde de Muriaé, que é uma cidade muito importante, e também da região. Tenho certeza de que, hoje, apesar de todas as dificuldades e obstáculos sofridos pela população no seu dia-a-dia, a saúde está em situação muito melhor que há 21 anos, quando surgiu o SUS e que ficará ainda melhor, pois estamos no caminho certo, em parceria com entidades sérias e dedicadas à causa da saúde, como o Hospital São Paulo”.
 
Dr. Marcus Pestana também ressaltou a posição de Muriaé como Pólo Regional da Saúde, ao lado de Juiz de Fora e Uberlândia, firmando, juntamente com o prefeito José Braz e com o deputado federal Virgílio Guimarães, o compromisso de prover recursos para que a Casa de Caridade – Hospital São Paulo possa construir a UTI Neonatal. “Muriaé é uma das cidades que mais desenvolveu seu sistema de saúde e, por isso, destaca-se como um grande pólo prestador de serviço não só de Minas Gerais, mas de todo o Brasil, com ortopedia de alta-complexidade, neurocirurgia, tratamento de câncer, traumatologia, etc. E essa atuação, como temos visto, depende da integração entre o Hospital São Paulo, Prefeitura e demais entidades da área de saúde”, frisou o secretário Estadual de Saúde.
 
Para o prefeito José Braz, o crescimento do HSP deve-se a seu empenho em oferecer o melhor atendimento e em firmar parcerias visando o benefício da população: “Estas inaugurações resultaram de recursos obtidos através de políticos conceituados, como os deputados Virgílio Guimarães e Bráulio Braz. E eu fico honrado de ter participado também, através de nossas empresas, e de poder ver o Hospital São Paulo se preparando para o futuro, destacando-se como um dos maiores da nossa região”.
 
O secretário de Saúde de Muriaé, Dr. Marcos Guarino, que também participou da solenidade de inauguração, fez questão de parabenizar à Irmandade, e comentou: “O Hospital São Paulo é uma instituição filantrópica, mas que é parceira da Secretaria Municipal de Saúde. É uma honra estar aqui, hoje, pois a gente vê que o Hospital é uma grande referência da região, dedicado ao atendimento, principalmente, da população carente e que muito necessita do Sistema Único de Saúde”.
   
Satisfeito com a atual posição da Casa de Caridade – Hospital São Paulo e emocionado com as conquistas sob sua direção, o provedor da entidade, Messias Vardiero, comentou: “Este é um sonho que estamos realizando... Nem sei como chegamos até aqui, pois, infelizmente, o dinheiro disponível para a área de saúde é muito pouco, mas, modéstia à parte, com o nosso nome e com o nome da instituição – que está com suas contas em dia -, nós conseguimos uma verba através do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e pudemos instalar esses três pavimentos, com todos os equipamentos necessários, de última geração. Esperamos que tudo isso seja de grande utilidade para a comunidade muriaeense e da região, pois oferecemos, no Hospital São Paulo, todas as especialidades, umas através do SUS, outras particulares, outras por meio de convênio. E assim vamos tocando e primando pelo bom nome do Hospital São Paulo”, finalizou o provedor do HSP, Messias Vardiero.
 
Após a solenidade no salão nobre, as autoridades puderam visitar as novas instalações da entidade.

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS