Embora tenham sido os gregos os primeiros a criarem os salões de cabeleireiros, ainda na Antigüidade, achados arqueológicos comprovam que a preocupação com as madeixas remontam à Pré-História, ou seja, até os trogloditas costumavam se esforçar para tratar e arrumar os cabelos com acessórios como pentes e navalhas de pedra.
De lá para cá muita coisa mudou e a tecnologia tornou-se um poderoso aliado da beleza, mas o fator humano ainda é o principal responsável pela escolha deste ou daquele salão, deste ou daquele profissional. E isso porque, em muitas situações, os cabeleireiros funcionam não apenas como profissionais que cuidam da beleza, mas também do coração e da mente de seus clientes, tornando-se grandes amigos e parceiros de toda uma vida.
Com tamanha importância, este profissional não poderia ser esquecido em nosso calendário de comemorações e, por isso, o dia 03 de novembro é dedicado à classe dos cabeleireiros – homens e mulheres que contribuem para alimentar um sentimento fundamental no ser humano: a auto-estima. Em Muriaé, a data foi comemorada com toda a pompa na noite da última segunda-feira (09), no Restaurante Requinte, onde aconteceu a “8ª Festa dos Cabeleireiros”.
Organizado pelos cabeleireiros Shampoo (Áurea) e Paulão, o evento reuniu dezenas de profissionais da área e, trouxe uma inovação, nesta edição de 2009: “Neste ano, resolvemos convidar outros profissionais de beleza e, assim, agregamos não só os cabeleireiros, mas também cabeleireiros, esteticistas, manicures, profissionais de depilação e de massagem. E ficamos muito felizes porque, a cada ano, aumenta a quantidade de convidados, o que mostra que o pessoal está pegando o espírito da nossa intenção, que é de realmente promover esse momento de confraternização, em que um colega pode sentar-se à mesa do outro e firmar laços de amizade, porque, infelizmente, esta é uma classe ainda muito dividida”, explicou a cabeleireira Shampoo.
Segundo ela, a “8ª Festa dos Cabeleireiros” contou, ainda, com o apoio dos próprios vendedores de cosméticos, dos colaboradores e também com a participação fundamental da Francis Cosméticos: “Eu e o Paulão sempre contamos com a ajuda da Graça, mas, ultimamente, ela não está podendo, então ficou muita coisa para a gente fazer, pois nossa vontade é de convidar todo mundo, de abraçar todos. Daí resolvemos contar com a ajuda dos vendedores, que levaram os convites aos outros salões e também convidamos os profissionais de beleza através de encartes, jornais, rádios e panfletos. Todas essas artimanhas tiveram por objetivo trazer mais convidados a esta festa”.
Além de dezenas de cabeleireiros e demais profissionais de beleza, também participaram do evento amigos, patrocinadores diversos e os proprietários da Francis Cosméticos: “Precisamos deste suporte para fazer uma festa deste porte, porque é bem cara. Então, para não sair tão cara para o profissional pagar, já que se trata de uma festa por adesão, procuramos os patrocinadores para colaborarem com uma quantia e o evento ficar mais bonito. Somos muito gratos a esses patrocinadores e é uma honra representar os produtos que eles vendem”, destacou Shampoo.
Para abrilhantar ainda mais a noite, alguns profissionais foram homenageados com o “2º Prêmio Professional Beauty 2009”, um reconhecimento aos cabeleireiros, manicures, massagistas, esteticistas e depiladores de Muriaé. A votação, que foi realizada durante todo o mês de outubro através das Lojas Francis (Centro e Barra), do “Informativo Imagem”, que tem coordenação de Shampoo, e através de uma urna colocada na Praça João Pinheiro, na primeira semana de novembro, contou com grande adesão da população, totalizando mais de 700 votos. “Esta votação e esta homenagem não foram feitas para desigualar o nível, mas para destacar o trabalho desses profissionais, através deste reconhecimento dos clientes”, frisou Shampoo.
Na oportunidade, ela aproveitou para falar sobre o trabalho que vem realizando à frente do “Informativo Imagem”, com divulgação de matérias, fotos e eventos relacionados ao mundo da beleza: “Há dois anos estou trabalhando com o Imagem, que é um jornal direcionado para o cabeleireiro e quero que eles saibam que é feito para eles e por eles, ou seja, eles podem me mandar fotos, matérias, registros de antes e depois, sem qualquer ônus, pois quem me ajuda com isso são os colaboradores, os vendedores, os cabeleireiros não precisam pagar nada. Quem quiser entrar em contato e também enviar qualquer material é só mandar para o email imagem_informativo@yahoo.com.br “, finalizou a cabeleireira Shampoo.