Em 06/08/2019 às 14h44
Uma equipe formada por quatro fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) iniciou ontem, 5 de agosto, uma blitz de fiscalização em Muriaé. A ação, que será realizada até o dia 9 de agosto, vai averiguar a regularidade em cerca de 60 empreendimentos, entre eles transportadoras, empresas de ônibus intermunicipais, além de obras e manutenção de elevadores.
O principal objetivo da blitz é verificar a atuação de profissionais habilitados nos serviços de engenharia, agronomia e geociências, assim como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Segundo o inspetor-chefe do Crea-MG em Muriaé, engenheiro agrícola Lucas Dutra de Melo, a fiscalização contribui para proteger a sociedade. "O trabalho do Crea garante a presença de profissionais habilitados nos empreendimentos, capazes de fornecer serviço de qualidade e com a devida segurança para população", afirma.
Iniciadas no ano passado, as blitze se caracterizam por serem uma ação concentrada, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, elas reforçam as fiscalizações de rotina do Conselho. "As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade", afirma o gerente.
Balanço
Em 2018, foram realizadas 46 blitze em todas as regiões do estado, com um total de mais de 11 mil ações de fiscalização entre obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.