Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 23/10/2009 às 09h25

Prêmio Mário Inácio Carneiro

O “Dia do Médico” (18 de outubro) foi comemorado pela Sociedade Médica de Muriaé e pela Unimed, antecipadamente, no dia 17 (sexta-feira), com a outorga do “Prêmio Mário Inácio Carneiro” ao ginecologista e obstetra Dr. Antônio Dircio Silveira, que recebeu um cheque, no valor de mil dólares, um diploma, e uma obra de alto valor artístico, criada e executada pelo artista plástico muriaeense Sérgio Campos. 
 
Em sua 8ª edição, a solenidade aconteceu no Garden Festas, reunindo profissionais renomados da área de saúde e seus familiares ao som do saxofone de Alexandre Louzada e com buffet e decoração do próprio Garden Festas. Neste ano, o Prêmio apresentou uma novidade: a votação, que antes ocorria previamente, foi feita na hora, enquanto os médicos representantes da Associação Médica de Minas Gerais chegavam ao evento.
 
O “Prêmio Mário Inácio Carneiro”, que é outorgado de dois em dois anos, foi criado em 22 de fevereiro de 1995, durante uma Assembléia Geral Extraordinária da Sociedade Médica. Trata-se de um reconhecimento público ao comportamento ético, à participação científica local e à participação científica não-local do agraciado. O nome do Dr. Mário Inácio Carneiro, médico falecido aos 64 anos, em 1986, foi escolhido como patrono devido à sua atuação relevante em Muriaé, onde exerceu com proficiência e dedicação a medicina, merecendo o respeito e a admiração de toda a cidade.
 
Presente ao evento, o delegado efetivo da Associação Médica de Minas Gerais, Dr.Cláudio Renato Barros Carneiro, completou: “O Prêmio foi criado com o objetivo de incentivar os médicos a estudarem, participarem de congressos e também a terem um bom relacionamento com todos os outros profissionais de saúde e pacientes. Muriaé está crescendo muito e recebendo novos profissionais que, com certeza, irão ajudar no crescimento da medicina na cidade e região”.
 
Já agraciado com o título, o diretor-presidente da Unimed, Dr. Maurício de Abreu Lima Campos, parabenizou o homenageado deste ano e comentou: “Tive uma das maiores alegrias da minha vida ao receber este prêmio, porque ele visa homenagear os médicos que se dedicaram à classe e ao crescimento da medicina na cidade com os serviços prestados, por isso, o Dr. Antônio Dircio está de parabéns”. Ele falou, ainda, sobre a atuação da Unimed em Muriaé e região, tendo em vista a posição atual de nossa cidade como pólo de saúde: “A Unimed é uma operadora de saúde diferenciada, porque ela é dos médicos, que prestam serviços eliminando o intermediário entre o paciente e o médico. Por isso a Unimed foi ‘Top Of Mind’ pela 10ª vez no Brasil”, ressaltou Dr. Maurício.
 
Para o diretor-administrativo da Unimed, Dr. Aloysio Aquino, o Prêmio vem coroar o destaque de Muriaé na área de saúde: “Houve um crescimento muito grande nos últimos anos nesta área, em Muriaé, porque aqui se atende não só à microrregião, mas a pessoas do país inteiro. Quanto à premiação deste ano, eu acredito que tenha sido muito justa, pois representa um ótimo médico como destaque do ano”.
 
Também presente à festividade, o pediatra, Dr. Lídio Bandeira de Melo, destacou: “Muriaé é hoje um pólo na saúde, com hospital pediátrico, cardiológico, dois hospitais de grande porte em emergência, um hospital de tratamento de câncer e quase 240 médicos trabalhando. Somos hoje um marco em Minas Gerais em todos os serviços e especialidades. E este Prêmio vem para prestigiar um profissional que já deu sua contribuição durante anos seguidos para engrandecer a Sociedade Médica da cidade. Esta festa da Sociedade Médica e da Unimed também serve para aproximar mais os jovens médicos que estão chegando para trabalhar”.
 
Emocionado com o reconhecimento de seus colegas de profissão, o agraciado de 2009 do “Prêmio Mário Inácio Carneiro” prestou algumas homenagens em seu discurso de agradecimento: “Quero, antes de tudo, parabenizar os médicos pelo dia 18. Quando ganhamos um prêmio, sempre ficam duas coisas - homenagear algumas pessoas e dedicar as outras. Os meus homenageados são os médicos que estou vendo aqui, de 29 anos de trabalho, tanto os que me antecederam em 1989 e os que vieram logo após, em 1981, pois são pessoas que me ajudaram. Mas tem uma pessoa a quem tenho que dedicar este Prêmio, pois ele foi responsável pela sedimentação dos meus princípios éticos, quando cheguei aqui, ainda começando minha carreira. Se temos um bom professor nos tornamos um mestre, e eu tentei imitar esse original... Não consegui, mas a parte ética eu absorvi do Dr. Ormeu, que conseguiu sedimentar os princípios que vieram da escola”, pontuou Dr. Antônio Dircio.    
 
Em seguida, para finalizar, ele deixou uma sugestão para o “Prêmio Mário Inácio Carneiro”: “Não tem necessidade falar de Dr. Mário, pois para os mais velhos da minha geração e para os mais novos, fica a memória do médico, que deve sempre se repetir. Mas deixo aqui a sugestão de que a família de Dr. Mário doe ad eternum o direito do título, para que o nome deste grande médico siga para as gerações atuais e as vindouras, ficando eternizado”, finalizou Dr. Antônio Dircio.

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS