Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/10/2009 às 18h14

Festa das Crianças do HSP e Plano SALVAR

Mais do que um dos valores defendidos pela Casa de Caridade – Hospital São Paulo (HSP), a humanização é uma das principais missões da instituição, que é referência para Muriaé e região, graças ao seu profissionalismo, tecnologia, inovação, produtividade e desempenho.
 
Um dos exemplos do trabalho de humanização é a tradicional “Festa do Dia das Crianças”, realizada há sete anos na Pediatria do HSP: “Nós planejamos com antecedência e realizamos essa festa todos os anos, com muito carinho. Se essas crianças se encontram aqui, em nossa Pediatria, é porque buscam a recuperação de algum problema de saúde. Assim, é um dever nosso tentar amenizar um pouco este sofrimento”, disse o provedor da Casa de Caridade – Hospital São Paulo, Messias Soares Vardiero.
 
Neste ano, a Festa das Crianças prolongou-se por três dias. No HSP, o evento aconteceu na sexta-feira (09), com entrega de brinquedos, sorteios e muitas guloseimas, levando alegria e diversão aos pequenos pacientes. Em sua sétima edição, a iniciativa deixou um marco ainda mais relevante no calendário da entidade, já que, no mesmo dia, foi inaugurada a “Brinquedoteca Móvel” do HSP, equipada com 96 itens, entre bonecas, carrinhos, livros, lápis, jogos, DVD, MP4 e TV LCD – um presente e tanto para as crianças e adolescentes da Pediatria do hospital.
 
Participaram da inauguração o provedor do HSP, Messias Vardiero, a diretora administrativa, Rita de Cássia Monteiro de Castro, pacientes e funcionários. O Programa Brinquedoteca, desenvolvido pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), é direcionado a crianças (de zero a 14 anos) em escolas, creches e hospitais públicos e filantrópicos, oferecendo suporte lúdico a profissionais que lidam com esse público. Composta por dois módulos articulados e sobrepostos, a Brinquedoteca Móvel tem 0,60 m de profundidade por 1,40 m de altura, tendo sido idealizada para se deslocar facilmente entre ambientes e atender a diversas crianças simultaneamente - ainda que elas estejam em ambientes diferentes.   
  
Assim, enquanto algumas utilizam fones de ouvido e assistem a um filme sem incomodar o paciente ao lado, outras podem usar o equipamento de MP4 para escutar histórias.
 
Para a administradora da Casa de Caridade – Hospital São Paulo, Rita de Cássia Pereira, a “Brinquedoteca Móvel” será de grande importância na recuperação das crianças: “Já temos uma brinquedoteca fixa e, agora, fomos contemplados com esta do Governo de Minas Gerais. É um privilégio, porque temos 27 leitos de pediatria e somos referência para Muriaé e microrregião. Com a Brinquedoteca Móvel, será possível levar nossa equipe, formada por psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social e todos os equipamentos até os leitos das crianças. Isso melhora a estadia delas no hospital, até diminuindo sua permanência, pois elas irão se sentir felizes, como se estivessem em casa”.
 
As comemorações prosseguiram no sábado (10), no Grêmio Recreativo do Hospital São Paulo, no Bairro São Francisco, com uma festa especial para os filhos de funcionários da entidade e para a comunidade. Promovido pelo segundo ano consecutivo pelo Plano Salvar, o evento contou com a presença de dezenas de crianças, que puderam desfrutar de momentos inesquecíveis, com descontração, lazer, brincadeiras e degustação de guloseimas, como pipoca, algodão doce e picolé. “Este é um trabalho de humanização com o qual nos comprometemos, no intuito de proporcionar alegria para as crianças e de divulgar a marca ‘Salvar’ com responsabilidade social”, finalizou a coordenadora do Plano Salvar, Leonita

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS