Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 06/06/2019 às 21h26

Cavalgada da Independência: tradição que se renova com velhas e novas amizades

24 edições onde amigos renovam as tradições reformulando suas vivencias, trocando informações e fortalecendo os laços de amizade.

O ano era 1992, a cidade era Eugenópolis, pertencente a zona da mata mineira. Local em que alguns amigos, dentre eles: Vasco Caldas (Pecuarista e ex prefeito de Eugenópolis), Silas Machado (Pecuarista), Abelar Costa (Pecuarista e ex- prefeito de Antônio Prado de Minas).

Reuniram-se, e decidiram conhecer Minas Gerais, montando seus cavalos por nossas montanhas. Levando assim, seus conhecimentos e experiencias, as diversas regiões, aprendendo com nossa gente, e convivendo intensamente com os amigos. Reformulando suas vivencias, trocando informações e fortalecendo os laços de amizade.

Dessa forma, foi criada a Cavalgada da Independência, que hoje, pela sua tradição, força e obstinação de seus membros, vem se tornando um patrimônio cultural regional. Com o passar do tempo, essa ideia de cavalgar deu lugar ao um grande movimento, que nasceu da amizade, e defesa do trabalhador rural, do meio ambiente e pela independência de ideais e ideias do Brasil.

            image

Nasce assim, a primeira cavalgada da independência, com destino a Governador Valadares, novos amigos e lideres regionais, foram convidados a fortalecer a comitiva: Pedro Maia (Pecuarista e ex-vice prefeito de Vieiras) , Vasquinho (Pecuarista e atual prefeito de Eugenópolis), Jânio (dentista), Elias (Trabalhador rural e operador de máquinas), além de muitos outros.

Em 1996 aderem ao movimento (cavaleiros da Independência) muitos outros amigos, dentre eles: Aberlarzinho (pecuarista e ex - prefeito de Antônio Prado de Minas), Joancelio Peçanha (Produtor rural e empresário Muriaé), Joanesio Peçanha (empresário Muriaé), Jorginho (Pecuarista), Santinho Maia (Pecuarista e ex-vice prefeito de Vieiras), Wagner Dutra (Médico e ex-prefeito de Miradouro). Os objetivos de aprender com nossas comunidades visitadas, o intercâmbio de ideias, se intensificam, assim como o respeito ao cavalo, e ao meio ambiente, ganham discursos mais calorosos, que promovem conhecimento e formação de novas e grandes amizades.

             image

Passaram-se os anos, e a bandeira sempre empunhada com orgulho. Com esse olhar, sempre para o futuro, aos cavaleiros da independência, foram feitas novas adesões, por companheiros que nos fortaleceram muito a comitiva, dentre eles cito alguns: Dr Sérgio (Advogado e ex-vereador de vieiras), Pimentel (Militar e pecuarista de Raposo), Rogerinho (trabalhador rural), Nenzinho Aguiar (pecuarista Muriaé). Também sempre nos abrilhantaram com sua presença: Dr Odilon Carvalho (Médico, Pecuarista e ex-prefeito da cidade de Muriaé), Quincota (Pecuarista Barão do Monte Alto).

Além desse fortalecimento, nossa comitiva conta com aqueles que chamamos de herdeiros. Que em verdade, são jovens, filhos e amigos que aos poucos vão fazendo parte da tradição, que envolve os cavaleiros da independência. Entendemos que a renovação, é talvez o grande alicerce de qualquer jornada. São eles os herdeiros: Fernando filho do Vasco (Pecuarista e vereador da cidade de Eugenópolis), Mauricio filho do Vasco (Pecuarista), Tatu (trabalhador rural).

O ano então agora, é 2019, o destino escolhido é Itamarati de Minas. A data marcada para 1ª marcha, é 17 de maio de 2019. Saímos então, da fazenda do Sr Nenzinho Aguiar em Muriaé, essa 1ª marcha, seria de 45 km. Durante esse trajeto, em direção a Santana de Cataguases, a comitiva contemplou lindíssima vegetação, rios e corredeiras, pássaros e cantos que tocaram nossa alma. Mas vimos também, o sofrimento estampado na face de nossa gente, fruto do êxodo rural e do abandono por certos setores políticos. Vimos produtores inovadores, lutando com afinco e amor pela terra, pelo Brasil. Cravamos nossa esperança nesses homens e mulheres do interior mineiro, que constroem todos os dias com seu suor, as paginas sofridas da nossa história.

Na 2ª marcha, também de 45 km, passamos por Cataguases em direção a Itamarati de Minas. Conhecemos pessoas inquietantes, que nos deram muito carinho, deixando em nós, grandes saudades. Aprendemos muito sobre as questões regionais, sobre as dificuldades e vitorias de cada lugar. E fomos presenteados ao conhecer a altivez de Paulo Zanela e sua família. Que lutam com estrema dedicação por sua terra e por sua gente. Recebemos respeito e carinho de muitas pessoas, do amigo Erivelton (ex-prefeito de Itamarati de Minas) e dos novos amigos que fizemos, Cimião (trabalhador rural), e o atual Prefeito de Itamarati de Minas, Hamilton de Moura Filho. Enfim, foram muitos que nos receberam com grande calor. E assim, celebramos a viagem discutimos propostas para o Brasil, trocamos experiências e aprendemos muito com o povo de Itamarati, com sua capacidade de se renovar, lutar, de aprender, de ser austero, e ao mesmo tempo gentil!


          image

Roteiro das Cavalgadas da Independência, com seus respectivos anos.

 

1-      1992 Governador Valadares MG

2-      1993 Ano Politico

3-      1994 Conselheiro Pena MG

4-      1995 Vassouras RJ

5-      1996 Alto Caparaó MG

6-      1997 Santo Antônio de Pádua RJ

7-      1998Vassouras RJ

8-      1999 Mantena MG

9-      2000 Guaianá MG

10-  2001 Caratinga MG

11-  2002 Cordeiro RJ

12-  2003 Montes Claros MG

13-  2004 Ano Politico

14-  2005 Tabuleiro MG

15-  2006 Caparaó MG

16-  2007 Guaçui ES

17-  2008 Volta Grande MG

18-  2009 Barra Longa MG

19-  2010 Caparaó MG

20-  2011 Guarapari ES

21-  2012 Ano Politico

22-  2013 Tabuleiro MG

23-  2014 Santa Maria Madalena RJ

24-  2015 Sapucaia MG

25-  2016 Ano Politico

26-  2017 Varre Sai RJ

27-  2018 Itaperuna RJ

28-  2019 Itamarati MG

29-  2020 ?     Será a 25º Cavalgada da Independência

 

 


 

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS