Secretaria de Saúde inaugura Centro de ReabilitaçãoNa última sexta-feira (11), a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde inauguraram, na Rua Coronel Izalino, o “Centro de Reabilitação Municipal Mônica de Castro Mayrink”, unidade que será responsável pelo tratamento fisioterapêutico de pacientes encaminhados pelos PSFs de Muriaé.
Em funcionamento desde o dia 14, o Centro de Reabilitação contou com o apoio do Governo Federal, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF): “Montamos essa unidade com aparelhagem nova e profissionais gabaritados, tudo de primeira linha e com verba adquirida do NASF - programa do Ministério da Saúde. Como havíamos prometido junto com o prefeito, o município, apesar de todas as dificuldades que passou com o reajuste sofrido pela Saúde, está dando a volta por cima. E temos a proposta de, no ano que vem, abrir também uma Unidade de Pronto-atendimento que irá pegar um outro gargalo do SUS, que é o pronto-socorro”, revelou o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcos Guarino.
Com funcionamento programado para o período de 07 às 17h, em horário integral (sem intervalo para almoço), o Centro de Reabilitação conta com uma estrutura completa: ginásio de mecanoterapia, com bicicleta ergométrica e mini-trampolim; salas com espelhos para o trabalho com a parte de reflexos dos pacientes; ginásio de fisioterapia para alongamento e fortalecimento dos músculos; sala para pacientes neurológicos; sala de pediatria, equipada com brinquedos para o tratamento de crianças; equipes multidisciplinares, que irão oferecer palestras e capacitação profissional.
De acordo com a coordenadora e fisioterapeuta Mariana Monteiro de Castro, a unidade será atendida por 10 fisioterapeutas especializados: “Eles trabalhavam no PSF e agora estarão aqui conosco, cinco deles na parte da manhã e outros cinco na parte da tarde. Os pacientes serão encaminhados pelo PSF, ou seja, se a pessoa consultou e tem a necessidade de tratamento, ela vem até o Centro e aqui mesmo já é feita a marcação. O objetivo é articular o nosso trabalho com o Programa de Saúde da Família”.
Para os pacientes que necessitam de atendimento domiciliar, o mesmo continua garantido pelo município: “Aqueles que não podem se deslocar não devem ficar preocupados. Nós continuaremos a oferecer este atendimento e também será disponibilizado um carro para buscar as pessoas que têm dificuldades de locomoção e transporte, para que elas possam vir ao Centro e cumprir suas atividades de saúde. Também continuam as caminhas nos PSFs e os atendimentos das equipes dos postos”, assegurou Dr. Marcos Guarino.
Segundo ele, à medida que a demanda aumentar, o município irá contratar novos profissionais para o Centro de Reabilitação. O secretário também comentou que, recentemente, em visita a Belo Horizonte, o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde foi muito elogiado pelo governo. “Ficamos muito satisfeitos com esse reconhecimento. A Regional de Ubá, que também esteve por aqui, disse que Muriaé é um destaque na região, podendo ser comparada apenas a Juiz de Fora. As críticas que recebemos também são importantes, porque nos fazem trabalhar ainda mais e querer luta para dar a volta por cima”, ressaltou Guarino.
Presente à inauguração, o vice-prefeito, Dr. Aloysio Aquino, acredita que o novo espaço vem para suprir uma grande necessidade na área de saúde em Muriaé, principalmente após o fechamento da Fisiotrauma: “O Centro de Reabilitação chega para preencher uma demanda considerável do SUS. Os cidadãos de Muriaé que necessitam de fisioterapia agora podem contar com este prédio bem equipado, servido por profissionais competentes e aptos ao atendimento de alta qualidade”.
Em reunião com a Diretoria da Caixa Econômica Federal de Juiz de Fora, o prefeito José Braz, impossibilitado de comparecer a inauguração enviou seus cumprimentos ao secretário de Saúde e parabenizou Muriaé por mais esta conquista: “Tenho certeza de que este Centro será de grande utilidade para a população e é este o nosso compromisso – lutar e trabalhar para que possamos oferecer sempre o melhor para todos. A saúde é um dos nossos maiores bens e o que o puder ser feito para preservá-la e para promovê-la, iremos fazer, sempre trabalhando com nossa equipe para fazer uma cidade ainda melhor”, disse o prefeito, posteriormente, à Gazeta.
O nome do Centro de Reabilitação Municipal foi escolhido em homenagem à assistente educacional Mônica de Castro Mayrink, a “Tia Monquinha”, falecida há cerca de um mês. Segundo sua mãe, Maria Lúcia de Castro Mayrink, a homenagem vem ao encontro da personalidade da filha, simbolizando que é preciso lutar, que as pessoas não devem se deixar vencer pelo desânimo: “Ficamos muito gratas ao Dr. Marcos Guarino por essa homenagem, pois quando é colocado o nome de alguém em um prédio ou em determinado local, é porque a pessoa deixou algo de bom... E a Mônica espalhou o otimismo, lutando desde sua infância, até o momento em que morreu, aos 44 anos. Ela nunca esmoreceu, adorava viajar, conhecer pessoas e, através de sua mensagem, quebrou preconceitos, pois não tinha vergonha de sua condição física”, finalizou Maria Lúcia.