Na manhã de sexta-feira, 28 de agosto, o SICOOB-CREDIMUR reuniu cerca de 200 convidados para apresentar os produtos e as linhas de crédito oferecidas pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), um de seus maiores parceiros no apoio ao pequeno empreendedor do campo e da cidade.
A reunião, que aconteceu no espaço Garden Festas, durante um saboroso café da manhã, contou com a presença de representantes de instituições - como a parceira Crediminas, a EPAMIG e o BDMG -, do deputado estadual Bráulio Braz e dos prefeitos Sérgio Rezende e seu vice Jaime Vargas (Miraí), Valdiney Chicarelli (Vieiras) e Édson Curi (Rosário da Limeira), do vice-prefeito de Muriaé, Dr. Aloysio Aquino, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cezár Bianchi além de associados da Cooperativa.
Segundo o presidente do SICOOB-CREDIMUR, Nelson Schacknick, a iniciativa confirma a preocupação da Cooperativa em dar suporte ao crescimento econômico da região: “Esta é uma ótima oportunidade de trazermos diretores, não só da área de agronegócios, mas, também, do setor de incentivo à pequena, média e microempresa, mostrando o propósito do Banco e colocando-o à disposição para futuros investimentos. É, ainda, mais uma ação da SICOOB-CREDIMUR no sentido de colocar o leste da Zona da Mata em pleno desenvolvimento, oferecendo recursos e linhas de crédito para que os empreendedores possam investir na região”.
Outra grande parceira do SICOOB-CREDIMUR, que esteve presente foi a Crediminas, atualmente constituída por 92 Cooperativas distribuídas em mais de 500 cidades do Estado de Minas Gerais. Para seu presidente, Dr. Eli Penido, a parceria do SICOOB-CREDIMUR com o BDMG tem garantido a geração de recursos na região: “Isso acontece porque o SICOOB-CREDIMUR é a única instituição financeira comprometida com a economia local, ou seja, os recursos que ela vai amealhando são agregados a outros, também buscados no mercado, através de instituições como o BDMG, que fazem o repasse. Assim, tais recursos, ao serem inseridos na economia local, promovem o crescimento e o desenvolvimento”, destacou.
Para o gerente de Desenvolvimento da Crediminas, Sérgio Teixeira, este é um momento de crescimento e de apoio ao cooperado, papel que vem sendo muito bem cumprido pelo SICOOB-CREDIMUR: “O SICOOB-CREDIMUR está sempre procurando manter-se à frente do seu tempo e o Nelson é uma pessoa bem arrojada; prova disso, foi trazer o BDMG aqui hoje, mas ele viu no BDMG a possibilidade de apoiar o associado e mesmo que este associado não use via SICOOB-CREDIMUR, ele pode ir direto ao banco e aproveitar esse crédito”, comentou Teixeira.
Ao longo do evento, os representantes do BDMG tiveram a oportunidade de apresentar alguns de seus produtos, dentre os quais, a “Linha Gera-Minas”, que possui uma taxa de juros de 1% ao mês, sem correção monetária, com carência, e prazo de até três anos para o pagamento. “Nosso objetivo é contribuir para que os empreendedores possam dar continuidade aos seus planos de trabalho, aumentando a produção, o emprego e gerando renda para o município”, explicou o diretor do BDMG, Ronaldo Locatelli.
Presente à reunião, o prefeito de Miraí e presidente da AMERP, Sérgio Rezende, falou sobre a importância da iniciativa do SICOOB-CREDIMUR: “Hoje a Cooperativa traz para cá um grande parceiro, que é o BDMG, que pode abrir mais portas para as indústrias, empresários, comerciantes e para o agricultor. A gente tem que defender com muita força o agricultor, um trabalhador ainda muito sofrido em nossa região. No que depender do Poder Executivo de Miraí, estamos focando esforços para trazer esses recursos, não só para nosso município, mas para toda a região”.
Em seu pronunciamento, o deputado estadual Bráulio Braz elogiou a atuação do SICOOB-CREDIMUR e ressaltou a importância de projetos voltados para o desenvolvimento da região: “Vejo que, mais uma vez, a sociedade civil organizada vem cumprir seu papel e parabenizo, portanto, o SICOOB-CREDIMUR, pois temos que ter consciência que, mesmo nós, empresários, políticos, enfim, toda a comunidade, precisa do homem do campo para viver, pois é ele que coloca a comida na mesa dos moradores da cidade. Por isso, acredito que a função do SICOOB-CREDIMUR tem sido, cada vez mais, trabalhar pelo homem do campo e, consequentemente, contribuir para o progresso das cidades”, finalizou o deputado.
Para o pesquisado da EPAMIG, Dr. Antonio de Pádua Alvarenga, a cultura da seringueira é uma atividade extremamente viável para a região “Minas Gerais é o estado mais apto da federação para atividade da seringueira e Muriaé é a região e o local mais apto para o cultivo dessa cultura. Com relação ao retorno financeiro, acho que mesmo com o valor ainda baixo, que é pago pela borracha, essa é uma atividade rentável, além de ser uma cultura que recupera solo, preserva o meio ambiente e eu costumo dizer que ela é: social, ambiental e financeiramente viável”, concluiu.