Em audiência pública na Câmara Municipal de Muriaé na noite de terça-feira (30) foi realizada uma apresentação para os vereadores e público presente acerca da saída do município de Muriaé do convênio com a Cisleste. A Cislete é um consórcio de municípios destinado a centralizar atendimento à saúde com especialistas e exames de alto custo, além do transporte de pacientes para outros centros de tratamento como Juiz de Fora. Durante a audiência, foram passadas as informações de forma didática que agradaram aos vereadores que ao final fizeram menos perguntas e mais ponderações favoráveis à mudança nos rumos do atendimento à saúde no município de Muriaé. Tendo em vista a possibilidade de economia e ganho no aumento do número de atendimentos aos usuários do sistema de "Gestão Própria" saúde pública do município.
De acordo com a apresentação, a economia gerada com a prefeitura assumindo a gestão dos serviços como consultas médicas com especialistas(ver quadro abaixo), exames como ressonância, tomografia, ultrassonografia (ver quadro abaixo) terão aumento consubstancial favorecendo ao maior número de atendimentos e serviços aos usuários da saúde de Muriaé.
Outra informação repassada foi a de que o transporte de pacientes não sofrerá alteração e a prefeitura vai assumir a tarefa de oferecer o traslado dos muriaeenses que necessitarem para outras cidades consideradas centros de saúde.