Em 5 de março de 1978, no Mineirão, na preliminar da partida decisiva do Campeonato Brasileiro de 1977, entre Atlético e São Paulo, que teve 112.974 pagantes e mais de 120 mil torcedores presentes, o Nacional de Muriaé venceu o Guarani de Divinópolis, por 2 a 0, e conquistou o título do Torneio Incentivo de 1977, o equivalente nos dias de hoje ao Campeonato do Interior.
Quase três décadas depois, em janeiro de 2006, foi fundado o Coimbra Esporte Clube. Nesta segunda-feira (29), às 20h10, no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, os dois times iniciam a briga por uma vaga no Módulo I do ano que vem, num confronto que tem como marca a tradição encarando o novo.
O Nacional Atlético Clube foi fundado em 25 de dezembro de 1927 e disputou a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro pela primeira vez na edição de 1970. O Coimbra, com pouco mais de uma década de vida, tenta integrar a elite do Estadual pela primeira vez em sua história.
Por ter feito a melhor campanha na etapa classificatória do Módulo II, o Coimbra joga as semifinais por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Isso lhe garante uma vaga na decisão e a vaga no Módulo I de 2020. O Nacional precisa fazer valer o mando de campo nesta segunda-feira para ter mais tranquilidade na partida de volta do confronto, que será no dia 5 de maio, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
HISTÓRICO
Os dois clubes se enfrentaram recentemente pela fase classificatória. Pela décima rodada ele jogaram em 13 de abril, com mando do Coimbra, na Arena do Jacaré, e empataram sem gols. O time da casa já estava garantido nas semifinais neste momento e o resultado foi importante para o Nacional assegurar a sua vaga.
Campeão da Segunda Divisão no ano passado, o Coimbra briga pelo segundo acesso consecutivo, confirmando o novo momento vivido pelo clube que tem um dos centros de treinamentos mais bem estruturados do futebol mineiro.
O Nacional, que subiu da Segunda Divisão para o Módulo II em 2014, disputa a quinta edição seguida da competição em busca da volta à elite do Estadual.
A batalha entre o tradicional Nacional de Muriaé e o jovem e estruturado Coimbra é sem dúvida o JOGO DA RODADA dos confrontos de ida das semifinais do Módulo II do Campeonato Mineiro.