O Nacional entrou em campo na tarde deste sábado diante de um grande público sabendo que mesmo com um empate se classificaria para as semifinais. Entretanto o que se viu no primeiro tempo de jogo foi o prenúncio de um vexame. Ao que parece e justificando o injustificável o goleiro do NAC foi prejudicado por jogar o primeiro tempo de frente pára um sol brilhante, com isto o Athletic facilmente chegou a 4 gols para desespero da torcida e da comissão técnica que não acreditava. Os jogadores de linha não estavam bem no jogo errando passes de 2 metros e oferecendo contraataques que o Athletic soube aproveitar e a cada gol até mesmo os atletas do adversário pareciam não acreditar. Placar do primeiro tempo : NAC 1 x 4 Athletic. O gol do NAC foi marcado em cobrança de pênalti. Mesmo com a goleada se desenhando a torcida incentivava o time.
Acreditar na classificação passou a torcer contra o CAP Uberlândia que seguia empatando em 0 x 0 contra o Democrata que lutava para não cair para a terceira divisão. Jogo duro por lá também, com a derrota do NAC praticamente definida no primeiro tempo bastava um gol e o CAP Uberlândia tomava a vaga nas semifinais do NAC.
A bronca nos vestiários devem ter sido assustadoras, o treinador Duílio que é um diferencial na campanha 2019 e - supomos - o presidente Adelmo devem ter chacoalhado de vez a moral dos Atletas. Confesso que não sei o que houve, mas, o que quer que tenha acontecido deu certo. O time voltou com outra postura em campo. Nas arquibancadas alguns torcedores diziam: "se tivesse jogado metade do que jogou no segundo tempo nós estaríamos goleando e não sendo goleados". Esta foi a tônica do segundo tempo. O time voltou pilhado dos vestiários e "quase tudo" deu certo em campo. O NAC construiu belas jogadas ofensivas, não levou mais perigo na defesa e marcou mais dois gols fechando o placar em 3 x 4 para o Athletic. Entretanto, fora outras jogadas claras de gol, uma o goleiro deles defendeu a queimaroupa com uma bolada na cara e outra um sutil toque na bola que bateu no travessão já seriam suficientes para assinalar a vitória tão esperada pela torcida que a esta altura vibrava e com emocionante fervor a cada jogada de perigo ao gol adversário.
Enquanto isso, lá de Sete Lagoas, o Democrata fez torcida do NAC vibrar muito no Soares de Azevedo ao abrir o placar contra o CAP Uberlândia. O jogo lá terminou com vitória do Democrata e mais uma vez a torcida do NAC vibrou muito, mas, desta vez com a confirmação da classificação para as semifinais. Por aqui a vitória não veio, mesmo com a recuperação do bom futebol no segundo tempo. Enfim, aos "trancos e barrancos" o NAC alcança seu primeiro objetivo que era estar ente os 4 postulantes ao título e à classificação para o Módulo I 2019. O SONHO CONTINUA VIVO! Próximo desafio será vencer o líder Coimbra que chegou aos impressionantes 25 pontos, único invicto na primeira fase da competição.
MAIS FOTOS DO JOGO
TABELA DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DA PRIMEIRA FASE (fonte G1)