Em 10/04/2019 às 18h14
Festas e comemorações são momentos para se ter ainda mais atenção com os animais de estimação. Com a chegada da Páscoa é importante que os tutores fiquem alertas para evitar que o chocolate se torne um grave problema. Os pets podem apreciar o sabor adocicado do chocolate e, acidentalmente, ingerir o produto que, em grande quantidade, é tóxico aos cães e gatos.
A teobromina, substância presente no cacau, pode causar intoxicação quando ingerida em alta quantidade, resultando em vômito, diarreia e outras manifestações clínicas. Isso significa que os chocolates mais escuros e amargos, que contém maior percentual de cacau, são os mais tóxicos para os animais. No entanto, o chocolate ao leite e o chocolate branco também fazem mal e não devem ser oferecidos aos pets. É importante lembrar que a quantidade necessária para causar a intoxicação varia de acordo com o tamanho do animal, estado de saúde, sensibilidade individual e o tipo de chocolate ingerido.
Mas, o chocolate não é o único vilão que requer atenção. Outros alimentos também são tóxicos e podem sinalizar perigo para a saúde e bem-estar dos pets. Alho, cebola, noz macadâmia, comida gordurosa, entre outros, podem ser letais para cães e gatos.
A Médica-Veterinária da Mars Petcare, Dra. Flávia Rossi, listou algumas informações sobre alimentos tóxicos e procedimentos que devem ser seguidos em caso de intoxicações alimentares em cães e gatos:
Se a ideia é oferecer ao pet um agrado diferente para curtir a Páscoa ao lado dele, há sempre um petisco ideal para a ocasião. A Mars Petcare possui em seu portfólio diversas opções, como os deliciosos petiscos PEDIGREE® BISCROK™, que podem ser oferecidos ao cão entre as refeições, como forma de carinho e recompensa. Para contribuir com a saúde oral, o tutor pode oferecer PEDIGREE® DENTASTIX™, que ajuda a reduzir em até 80% a formação do tártaro em cães. E para os felinos, o petisco WHISKAS® TEMPTATIONS™, disponível nas versões Salmão, Pelo Saudável e Bola de Pelo, e DREAMIES™, que os gatos adoram e que possuem menos de 2 calorias por pedacinho. Mas, vale sempre estar atento a tabela nutricional de cada petisco para que o consumo de calorias respeite a necessidade diária do pet evitando, assim, o sobrepeso.