Em 10/04/2019 às 18h10
Organizado pela Emater - MG em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, as atividades começaram levando para os cafeicultores algumas instruções sobre a 'Cafeicultura e o Meio Ambiente'.
"Para fazer uma atividade no meio rural é preciso manter uma harmonia entre o plantio e o ambiente. Precisamos estudar quais as formas de causar menos impacto. No caso do café é indicado que realize as plantações em curva de nível, controlando o crescimento do mato, realizando atividades que prendam a água, evitando erosões. Buscamos soluções que levem a maior produtividade e qualidade", disse o veterinário da Emater, Edson Curi.
Outro assunto abordado foi à temática das 'Boas Práticas' na cafeicultura. Neste sentido, o engenheiro agrônomo, Robério Torres, falou sobre as melhores formas para se produzir mais. "Isto vai depender da escolha do que se irá cultivar. Se é adequado para a região ou não. A produção precisa de altitude apropriada, clima, espaçamento entre canteiros, covas bem feitas e uma análise do solo. A cultura precisa de qualidade", disse.
O último tema discutido foi sobre 'Podas do Cafeeiro'. O técnico agrícola, Adenilson Chaves, explicou sobre as datas específicas para se realizar o serviço, assim como a altura correta para efetuar o corte.
O produtor Bruno Santiago, morador da região, disse que o evento é muito importante para os agricultores. "O café é a nossa principal economia junto com o leite. Essa união da Emater com a Secretaria de Agricultura, representando a Prefeitura, beneficia a nossa comunidade, trazendo tecnologia para a nossa economia", disse.
Para o secretário de Agricultura, Manoel Carvalho, o tipo de evento leva novos conhecimentos para os agricultores. "Nosso trabalho é levar novas informações para os produtores rurais, visando gerar mais emprego e renda para o homem do campo", ressaltou.