Em 08/04/2019 às 10h01
A terceira edição do Torneio Leiteiro Curraleiro iniciará na próxima semana, quarta-feira (10), em Pedra Alta, distrito de Belisário. Este ano, mais de 20 agricultores deverão participar. O campeonato é formado por pequenos proprietários rurais que fazem parte do programa "Muriaé + Leite", assim como por um grupo chamado "Amigos", formado por criadores de gado leiteiro que decidiram acompanhar as atividades.
Os encontros do Torneio Leiteiro Curraleiro deverão ser ás quintas-feiras, a partir de 19 horas, horário em que se realiza a pesagem do leite. O cronograma de locais (propriedades rurais) onde acontecerão as confraternizações ainda está sendo organizado. O evento incentiva a ampliação da produção de leite, promove a troca de ideias e cria novas possibilidades de negócios.
O Muriaé + Leite é um programa de assistência técnica profissional oferecida pela Secretaria de Agricultura para os criadores de gado leiteiro. Para participar, o pequeno produtor precisa estar inscrito no projeto. Um dos quesitos básicos para estar apto a receber a assessoria veterinária é fazer parte da agricultura familiar, ou seja, todos aqueles que participam dos trabalhos diários devem pertencer à mesma família.
"Eu vejo o leite hoje como uma atividade lucrativa para os pequenos produtores rurais. Incentivamos a agricultura familiar concedendo o uso da patrulha mecanizada para arar a terra, assim como criamos o programa 'Muriaé + Leite' para estimularmos a pecuária leiteira. Neste mesmo seguimento, a Prefeitura oferece assistência veterinária para estas famílias", explicou o secretário de Agricultura, Manoel Carvalho.
Programa Muriaé Mais Leite
O programa Muriaé + Leite foi criado em 2017 pela Prefeitura para levar aos pequenos produtores rurais novas técnicas. Desta forma, os veterinários visitam o homem do campo, em sistema de rodízio, oferecendo assistência profissional para que o gado tenha alimentação especial, atendimento personalizado e pastagem apropriada. A ação visa ampliar a quantidade de leite produzido na região, levando ao setor agropecuário técnicas específicas de trabalho. Dentro deste programa, se criou o Torneio Curraleiro.