Em 08/04/2019 às 09h59
De acordo com pesquisa realizada pelo SPC/SERASA (Serviço de Proteção ao Crédito), 37,5% das brigas entre casais são em decorrência de como o dinheiro está sendo gasto. Para 31,5% das entrevistadas, as brigas ocorrem pela falta real do dinheiro. Esses assuntos superam outras questões, como por exemplo, ciúmes, parentes e tarefas do lar. Vale lembrar que a pesquisa ouviu apenas mulheres, em algumas cidades do interior e em todas as capitais do Brasil.
Para se evitar problemas é recomendável que o casal construa um diálogo aberto e sincero sobre suas finanças, evitando assim, desgastes desnecessários. O planejamento financeiro familiar é uma excelente aposta para evitar esse tipo de problema, envolvendo o casal na construção - saudável - de uma série de ações que trarão benefícios para ambos.
Quando o orçamento está em alta, as brigas por causa de dinheiro são menos frequentes. No entanto, quando o dinheiro começa a faltar, a tendência é o aumento das discussões entre os casais. Ter paciência (um com o outro) e evitar de falar sobre a falta de dinheiro em horas erradas, pode ajudar o casal a encontrar a melhor saída para os problemas.
Ter uma reserva financeira é outra dica importante para casais e são muitos os casais que buscam no consórcio, uma alternativa para economizar e garantir um dinheiro extra. "Atendemos a muitos casais que apostam no consórcio como reserva financeira. São muitas as pessoas que no dia a dia, não conseguem juntar dinheiro e através do consórcio, essas pessoas fazem uma espécie de poupança", diz Vinícius Basile, gerente administrativo do Valor Consórcios.
O especialista em consórcios ainda informou que o número variado de planos é outro atrativo para aqueles que desejam ter uma reserva financeira. "Costumo dizer que temos planos para todos os bolsos, desde consórcios de motos, carros e caminhões, a consórcios de imóveis. E como as opções são variadas, já presenciamos casais que optam por fazer um investimento em uma única cota; como já vimos casais investindo em mais de um consórcio, cada um assumindo suas respectivas cotas", finaliza Vinícius.
Outras informações mais sobre consórcios podem ser obtidas através do site e das redes sociais da empresa Valor Consórcios, ou pelos seguintes contatos: (22) 3811-0600 / 3824-6060 / 99794-0847 WhatsApp.
DICA IMPORTANTE
Para que o planejamento financeiro familiar obtenha êxito é importante que ambos participem ativamente das decisões orçamentárias. Se apenas um membro da família assume o controle, corre-se o risco de o outro se sentir excluído do processo. As decisões tomadas em conjunto tendem a ser mais equilibrada e assertiva, atendendo às necessidades da família como um todo.
Informação: Agência Comuniqque
Imagem: reprodução da Internet | Freepik