“O bom filho à casa torna”
“O bom filho à casa torna”
Este ditado popular pôde ser comprovado no último sábado (08), quando a cidade de Miraí abriu seus braços, com grande orgulho, para receber, oficialmente, os restos mortais de Ataulfo Alves.
Na ocasião, por volta das 16h, foi inaugurado, ao lado do Cemitério Municipal São Francisco de Assis, o “Mausoléu de Ataulfo Alves”, uma obra da arquiteta Fernanda Mara que, através de um trabalho belíssimo, planejou um espaço digno de honra, não só para o cantor, natural de Miraí, como também para seus familiares já falecidos – Mathilde, Judith, Adelino, Adélia e Ruth.
A inauguração, que contou com a presença de moradores, de autoridades locais e da região, dos filhos de Ataulfo Alves, Adeílton e Ataulfo Jr., e de inúmeros convidados, é um reconhecimento do “pequeno Miraí” ao sucesso de seu filho mais ilustre e, sem dúvida alguma, uma forma de manter viva a sua memória. “Fico muito feliz em poder homenagear, neste momento, esse nosso irmão, Ataulfo Alves. É um momento importante para nós, pois retrata a parte cultural de nossa cidade, cidade esta que teve seu nome levado e elevado por Ataulfo a muitos lugares, atravessando até as fronteiras do país. E, por isso, estamos de parabéns e muito orgulhosos em receber este filho ilustre”, ressaltou o prefeito de Miraí, Sérgio Rezende.
Falecido no dia 20 de abril de 1969, aos 60 anos, Ataulfo Alves levou consigo as saudades da música que o imortalizou mundo afora, mas deixou um desejo expresso, como revela o filho, Ataulfo Alves Jr.: “Papai falava muito em casa que, quando ele morresse, gostaria que trouxéssemos seus restos mortais para Miraí”. E como um pedido de um dos maiores ícones da música brasileira não poderia deixar de ser realizado, sua cidade-berço decidiu homenageá-lo neste ano em que, se estivesse vivo, teria completado 100 anos.
No dia do aniversário de Ataulfo, Miraí promoveu, ainda, uma grande festa, com Missa em Ação de Graças, shows, inauguração de uma estátua, na praça Dr. Miguel Pereira e recebimento dos restos mortais do cantor que, até a inauguração do Mausoléu, ficaram depositados no Cemitério Municipal. “Este é um momento de muitos agradecimentos, pois é enorme a nossa emoção de vermos a concretização deste Mausoléu em homenagem ao “velho” e também à minha avó, à minha mãe e aos meus irmãos, que agora descansam aqui em Miraí. Até hoje, esta foi a maior homenagem que já vi à memória do meu pai”, agradeceu o filho de Ataulfo, Adeílton Alves.
Embora a data da inauguração tenha antecedido à comemoração do “Dia dos Pais”, o filho Ataulfo Alves Jr. fez questão de dizer que não se sentia triste: “São momentos de emoção muito forte. Nós estivemos aqui no dia 02 de maio, durante as comemorações do centenário de meu pai, trouxemos seus restos mortais e hoje presenciamos este grande acontecimento. Na verdade, eu fico muito satisfeito, não fico triste, pois sei que meu pai está ao meu lado e isso me traz uma felicidade tremenda. Vimos que o Mausoléu é uma arte moderna, feito a partir de um trabalho executado com muito carinho pela arquiteta Fernanda, e quero parabenizar o povo de Miraí, que recebe de volta este filho ilustre e deixo também meu muito obrigado a todos”.
Para o vice-prefeito de Miraí, Jaime Vargas, a iniciativa demonstra o empenho da Prefeitura, não apenas em trabalhar no setor de obras e resoluções administrativas, mas de fazer frente à crise, incentivando a cultura e valorizando o povo: “Temos feito um trabalho bonito neste início de mandato, apesar das dificuldades, especialmente em relação à queda do repasse de verbas, devido à crise. Estamos trabalhando como 'formiguinhas', aos poucos, mas com muito amor e dedicação. Sei que nossa administração ainda vai crescer muito, mas ainda temos que esperar um tempo para a reposição desta verba do governo federal para fazermos o trabalho que o povo de Miraí merece”.
As dificuldades também se fizeram sentir nos projetos culturais do município, que planejava, ainda dentro das comemorações do Centenário de Ataulfo Alves, um Festival de Samba para o último mês. “Estamos buscando recursos e analisando a melhor data para a realização do evento. O festival é uma realização da Fundação Ormeu Junqueira Botelho, que são grandes parceiros nossos. Não há uma data prevista, porém, todas as etapas mais difíceis de um festival, como a organização das músicas e a eleição daquelas que irão concorrer, já foram concluídas. Se amanhã sair a resposta do patrocinador, o evento já pode ser marcado para o dia seguinte – ou seja, assim que houver a fonte de financiamento, a Fundação irá colocar outdoor, anunciar em jornais e distribuir o material gráfico comunicando a data do Festival de Samba”, explicou o idealizador do projeto Centenário de Ataulfo Alves, Leonardo Dibb.
Em relação à inauguração do “Mausoléu de Ataulfo Alves”, que teve o patrocínio da Secretaria Especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (SEPIR) e apoio da Fundação Ormeu Junqueira Botelho, Leonardo Dibb disse estar satisfeito com a conclusão de mais uma etapa do projeto de homenagem ao cantor miraiense: “É muito satisfatório iniciar uma coisa e terminar, não deixar pelo meio, porque, assim como ocorre na vida, em geral, há muita iniciativa e pouca “terminativa”. Infelizmente, este foi um ano de crise financeira, e esta crise comprometeu vários mercados, principalmente o cultural. Esta é mais uma meta que consigo cumprir – nós fizemos, em 02 de maio, as comemorações do centenário e, agora, estamos inaugurando o Mausoléu com toda a turma de Miraí”.
Para concluir o sábado festivo, Miraí ofereceu, ainda, aos seus convidados, o show “Minas ao Luar”.