Na tarde da última sexta-feira (24) esteve em Muriaé, pela segunda vez, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, que foi recebido por diversas autoridades, locais e regionais. Abordado pela imprensa, ele falou sobre questões que têm sido pautas constantes em nossos jornais - como as falhas nas conexões da internet e a cobrança de uma taxa, no carnê do IPTU, para a recepção do sinal de TV -, prometendo soluções para breve.
Após participar no Clube da Maior Idade da inauguração do Telecentro, um programa de inclusão digital do Ministério das Comunicações, em parceria com a Oi - Serviço de Banda Larga, o ministro visitou, ainda, o Hospital Prontocor, onde se reuniu com lideranças do PMDB local e regional.
Ciceroneado pelo diretor-proprietário do Prontocor, Dr. Odilon Carvalho, Hélio Costa ficou admirado com os avanços conquistados pelo Hospital, que é uma das principais referências em saúde em nossa região. Na ocasião, o ministro também falou sobre os programas desenvolvidos no governo Lula e, entre eles, o “Projeto Banda Larga nas Escolas”.
Segundo o ministro, este é o maior programa de inclusão digital da América Latina e já se encontra implantado em 4.800 escolas de nosso Estado: “Acreditamos que este benefício é da maior importância, já que todos os indicativos nacionais e internacionais, no quadro das Nações Unidas, mostram que, com a banda larga de alta velocidade, há um aumento de 180% de aproveitamento nas escolas com banda larga de alta velocidade”, destacou.
Em entrevista à Imprensa, ainda nas dependências do Prontocor, Hélio Costa declarou ser pré-candidato do PMDB ao Governo de Minas Gerais e recebeu, das mãos do Dr. Odilon Carvalho, uma placa. “Ficamos felizes em ter aqui, hoje, uma autoridade que representa o presidente Lula, para conhecer toda esta estrutura do Prontocor, voltada, na área de alta complexidade de cirurgia vascular, para quase 200 cidades. Estamos felizes porque, neste momento, o Governo Federal se faz presente e os recursos, com certeza, virão para a saúde de nossa cidade”, ressaltou o diretor-proprietário do Prontocor Dr. Odilon.
Ciente da importância da visita, Dr. Odilon agradeceu à presença do ministro Hélio Costa, bem como a dos demais convidados, entre eles, o prefeito José Braz, o deputado estadual Bráulio Braz e outros prefeitos e vereadores da região. “Este é um momento muito especial porque temos ainda, aqui conosco, da família PMDB, a Heleninha representando o Paulo Carvalho, e muitos representantes de outros partidos. Essa reunião mostra que o ministro Hélio Costa é uma pessoa que agrega e soma, que é um homem de grande capacidade, capaz de ser um presidente da República, um Governador do Estado”.
Responsável pelo atendimento na área de alta complexidade e cirurgia cardiovascular a um milhão e meio de pacientes em toda a região, o Prontocor, de acordo com Dr. Odilon, vem ampliando sua representatividade e, consequentemente, sua necessidade de recursos: “Os recursos que o ministro Saraiva deixou aqui, em fevereiro de 2006, são os mesmos com que trabalhamos até hoje. Estes recursos deverão ser aumentados porque a região de abrangência aumentou, principalmente depois que foi publicado, no site da Secretaria de Saúde de Minas Gerais que o Prontocor foi o hospital em Minas que obteve o melhor resultado do serviço de cirurgia cardíaca – 1.2% de mortalidade”, justificou Dr. Odilon Carvalho.
Para finalizar, o diretor-proprietário do Prontocor falou sobre as expectativas em relação à sua próxima viagem a Brasília, onde irá se encontrar com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão: “Estamos com essa reunião marcada, visando trazer recursos para Muriaé, tendo em meta a saúde pública, pois nossa cidade, hoje, é referência em saúde para vários atendimentos, como o câncer, a ortopedia, a cardiologia e outros. Ao lado do ministro iremos conseguir mostrar que, assim como os grandes centros – Juiz de Fora, Belo Horizonte e Uberlândia, Muriaé também tem grande projeção como Pólo de Medicina no interior de Minas Gerais e o Prontocor conta com resolutividade de 100% em termos de cirurgia cardíaca”, finalizou Dr. Odilon Carvalho.