Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 28/02/2019 às 23h34

Muriaé passa a contar com o Curso de Inclusão Escolar para professores

No curso serão abordados temas de interesse social para pais, especialistase professores de crianças com necessidades especiais

Foi realizada no sábado no CD Moda, a Aula Inaugural do Curso de Inclusão Escolar em Muriaé, voltado para profissionais que queiram atuar na área de inclusão escolar como professores tanto da educação infantil, ensino fundamental I e II, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicólogos.

         image

 

De acordo com a fonoaudióloga Amália Polastri, este curso é para capacitar diversos profissionais, que trabalham com pessoas com algum tipo de deficiência ou síndrome: "Estamos aqui divulgando o curso de inclusão escolar, e é primeiro ano deste curso em Muriaé, o curso é voltado para professores mediadores, professores de apoio, também para familiares e outros profissionais da área de psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, que estão envolvidos com a questão da inclusão; a inclusão não é feita somente pelo professor, e sim, por toda a equipe, pedagogos, orientadores, supervisores, que atuam emequipes multidisciplinar. Contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Superintendência de Ensino, é um curso de especialização que visa capacitar, e oferecer um trabalho diferenciado para as crianças que tem alguma necessidade especial, seja com transtorno de aprendizado, TODA (Transtorno do Espectro Autista), dislexia, crianças com Síndrome Down, casos tão comuns nos dias de hoje, e temos o objetivo de capacitar os profissionais de uma maneira bem prática de lidar com esta questão", disse Dra. Amália.

         image

 

Segundo Fernanda Lyra diretora do Centro Lyra (Clínica MultiDisciplinar) em Carangola, a idéia de trazer o curso para Muriaé se deu há mais de um ano, quando ela se encontrou com Dra. Amália Polastriem um curso em sua cidade natal: "Ano passado, eu convidei a Amália para atuar conosco em um dos módulos sobre alfabetização para Síndrome de Draw, e neste contato, ela me falou: vamos levar este curso para Muriaé, porque eu tenho certeza que o município vai abraçar esta causa. E hoje estamos na aula inaugural e vamos multiplicar para os educadores de Muriaé muita coisa boa. O Curso será aplicado em 10 sábados com aulas presenciais sobre inclusão escolar, onde abordaremos transtorno de aprendizado, deficiência  e estratégicas para trabalharmos os alunos na sala de aula, mediante aos diversos comportamentos que ele tem. Será um sábado por mês, começa agora em março e vai até outubro", explicou Fernanda que ainda disse, que desde 2012, quando a Lei do Autismo foi aprovada pelo Governo Federal: "Quando saiu a lei do autismo, nós não tínhamos um profissional capacitado, e esta lei dava direito a um mediador, e desde então, estamos neste papel de multiplicador, de trazer esta formação aos nossos educadores, lá em Carangola, neste quase sete anos. Todos os anos, nós montamos uma turma para falar sobre inclusão, deficiência, autismo, e vem neste processo", concluiu..

 
         image

Trata-se de um curso de capacitação onde são passadas as questões praticas da inclusão. O início será no dia 30 março e vai até outubro, sendo uma vez ao mês (valor 8x R$ 125,00). O participante receberá Certificado de 130 horas reconhecido pela Secretaria Municipal de Educação de Muriaé e Superintendência Regional de Ensino. O curso já existe na cidade de Carangola e chega a Muriaé graças a parceria da Dra. Fernanda Lyra, e Dra. Amália Polastri.

         image

 

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS