Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 31/07/2009 às 11h08

Projeto Ouro Branco em Miradouro

No último sábado (25), a Prefeitura de Miradouro, em parceria com a Incubadora de Cooperativas Populares da UFJF (Intecoop), a Emater e a Associação dos Pequenos Produtores, promoveu, em Santa Bárbara, o “5º Dia de Campo do Projeto Ouro Branco”. O evento, que teve como tema “Gestão da produção com qualidade”, contou com a presença de diversos produtores e autoridades da região e comprovou o empenho da atual Administração Municipal em trabalhar em prol do homem do campo.
 
Durante o “Dia de Campo” foram montadas três estações, nas quais foram oferecidas palestras sobre o “Melhoramento genético”, a “Cana e Uréia” e a “Gestão da propriedade”. “Este é um momento de troca de informações e, acima de tudo, de assimilar novas tecnologias, pois, sem isso, o produtor não cresce. É fundamental termos essa visão e nosso desejo é que não só o Projeto Ouro Branco, mas também a prática do Dia de Campo, seja levada para outros municípios”, explicou o prefeito de Miradouro, Dr. Wagner Dutra.
 
Iniciado em 2005 com a implantação dos tanques de resfriamento de leite, em cumprimento à Normativa 51, o Projeto Ouro Branco visa a melhorias na área de pecuária leiteira, e envolve, em Miradouro, entre 80 e 100 produtores de leite. Em sua segunda fase, a iniciativa voltou-se para a melhoria genética do gado e, atualmente, trabalha para a conquista de um caminhão para transportar o leite, sem que o produtor precise arcar com o custo do frete.
 
De acordo com o secretário de Agricultura de Miradouro, Eugênio Pascelli, a 5ª edição do “Dia de Campo do Projeto Ouro Branco” atende diretamente aos produtores, que ainda sofrem com a dificuldade de gestão de propriedade: “Nós saímos de 1.500 litros de leite por dia para 7 mil e, atualmente, como é época de entressafra, temos alcançado até 9 mil litros. Esse Dia de Campo coincide com o Dia do Trabalhador Rural e é uma forma de homenagear essa classe, pois, como todos sabemos, 70% da produção atual de alimentos, no Brasil, vem da agricultura familiar. Então, hoje, os produtores puderam assistir a palestras de melhoramento genético, de alimentação do gado com cana e uréia e da melhor forma de administração de uma propriedade”.
 
Em toda a Zona da Mata mais de mil produtores rurais estão diretamente ligados ao Projeto Ouro Branco e, segundo o prefeito de Miradouro, há grande interesse por parte das autoridades municipais em aderirem à iniciativa: “Nove municípios estão aderindo ao projeto, oito deles já estão tocando o programa com resultados consideráveis e outra parceria que está dando certo em relação ao Ouro Branco é com o Sebrae, através do qual temos tido oportunidade de levar o projeto a várias regiões”, frisou Dr. Wagner.
 
Para o Técnico do SEBRAE José Júnior, o “Ouro Branco” tem demonstrado ser, de fato, um projeto de sucesso, que merece ser tido como exemplo para que outros municípios possam beneficiar a classe dos produtores: “Acompanho o projeto há quatro anos e são muitos resultados positivos até então – os pequenos produtores têm em produtividade, em rentabilidade em seus negócios, e melhorado sua qualidade de vida. Neste sentido, nós já tivemos a participação do Dr. Wagner Dutra como finalista do Prêmio Prefeito Empreendedor e, atualmente, muitas cidades estão procurando por ele, a partir da divulgação do Sebrae, no intuito de assistir às suas palestras. Nós esperamos que nestas cidades também ocorram essa mudança social e que seus produtores de leite consigam ter o mesmo sucesso dos produtores de Miradouro”, finalizou.

Autoridades da região falam sobre o Dia de Campo do Projeto Ouro Branco

Prefeito de Chácara, VAGNER OLIVEIRA
“É um prazer poder prestigiar este evento, sabendo da preocupação do prefeito Dr. Wagner com o produtor rural e ciente do que ele tem feito à frente do município para mudar um pouco a história e o sofrimento do produtor rural. Pretendemos, juntos, ver o que a região precisa para lutarmos não só em benefício de nosso município, Chácara, mas de toda a região, pois a união faz a força”.

Deputado RODRIGO DE CASTRO
“Em Miradouro, temos vários projetos sendo implantados pela Administração do Dr. Wagner, perfazendo todos os setores: na área de infra-estrutura, com o calcamento e construção de pontes; na área de saúde, que, sendo ele médico, tem um carinho especial; na área da educação, vemos crianças muito bem assistidas; e não há programa melhor e de mais justiça que o Ouro Branco, pois ele dinamiza a bacia leiteira da região e traz novas oportunidades para que o produtor rural possa ter uma fonte de renda, cooperando para a fixação da renda do homem do campo e para o progresso do município”.

Prefeito de Laranjal, WALMIR GARCIA
“Este é um projeto muito importante, pois é preciso investir no homem do campo, pois ele é o futuro do nosso município. Investir no homem do campo é poder ter condições de sobreviver na zona rural. Nosso objetivo é atender aos produtores, à agricultura familiar, pois, assim, iremos segurar os agricultores em tais áreas, mas de uma forma que eles ficarão satisfeitos por estarem lá, com condições de desenvolver”.

Prefeito de Miraí, SÉRGIO RESENDE
“Nós viemos hoje buscar conhecimento, pois também temos intenção de implantar o Projeto Ouro Branco em nosso município, já tivemos até duas reuniões para isso. O produtor rural, hoje, é uma classe sofrida, e nós temos que aproveitar oportunidades como estas para levar a eles mais conhecimento. O conhecimento é primordial para o produtor – ele tem que entender que sua propriedade deve ser tratada como uma empresa, voltada para o lucro e dar condição de diminuir o êxito rural de nossa região”.

Coordenador do Marketing da Lagoa da Serra, OTÁVIO MACHADO BARBOSA
“Este é um projeto que espelha melhoria genética não só para Miradouro, mas para toda a Zona da Mata. Hoje, temos várias prefeituras copiando o Projeto Ouro Branco e outras que já possuem pilotos, como a de Laranjal e a de Mirai, que está começando a implantar a iniciativa. Temos, inclusive, cidades até do Rio de Janeiro, como Macuco, que está iniciando um Projeto de Inseminação Artificial. É uma chance de fazer com que os produtores e seus filhos tenham condições de permanecer no campo com dignidade, obtendo lucro e rentabilidade em sua atividade”.

Autor: Carlito Gravel

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS