Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 19/02/2019 às 00h02

Cidadão Honorário de Muriaé é o novo ministro da Secretaria-Geral

Floriano Peixoto Neto ocupava o cargo de secretário-executivo da Secretaria-Geral, o segundo mais importante na hierarquia da pasta.

O novo ministro iniciou a carreira militar em 1973 e concluiu a formação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1976, na arma de infantaria.Paraquedista militar, assim como Bolsonaro, Floriano alcançou o posto de general de divisão (três estrelas), o penúltimo na hierarquia do Exército. Ele passou à reserva em março de 2014. Floriano participou duas vezes da Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti, uma como oficial de operações e outra como o comandante das forças militares no país. Ele liderava a missão quando ocorreu o terremoto no Haiti, em 2010.

Além do Haiti, o ministro teve como experiências internacionais na carreira militar:

- curso avançado de infantaria do Exército dos EUA;

- representante do Exército junto à Convenção de Genebra;

- delegado brasileiro junto à Conferência dos Exércitos Americanos;

- assessor militar brasileiro junto à Academia Militar de West Point, do Exército dos EUA.

Durante a carreira, Floriano comandou o 62º Batalhão de Infantaria, em Joinville (SC), a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), em Caçapava (SP), chefiou a 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército e comandou a 2ª Divisão de Exército, em São Paulo.

Além da formação militar, com experiências na Suíça e nos Estados Unidos, Floriano é formado em Administração de Empresas e tem MBA em Gerência Executiva.

Com a escolha do militar, o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, será o único civil com cargo de ministro no Palácio do Planalto. Os demais ministros que despacham do Palácio (Santos Cruz na Secretaria de Governo e Augusto Heleno no GSI) também são generais da reserva do Exército.

Natural de Tombos, o novo ministro foi condecorado como Cidadão Honorário Muriaeense em 2010

O título de Cidadania Honorária foi uma indicação do então prefeito Municipal Aloísio Aquino, em seu discurso ele relevou a importância do trabalho de Floriano Peixoto e de sua contribuição para o país. Floriano Peixoto é natural de Tombos, mas veio para Muriaé em 1970 onde viveu e constituiu família. Seu currículo profissional servindo as Forças do Exército, é extenso, ele inclusive comandou tropas para a Missão de Paz da ONU no Haiti.

Fonte: foto: Agência Brasil



Gazeta de Muriaé
HPMAIS