São Pedro e São Paulo são dois grandes nomes da religião católica, responsáveis por fazer ressoar a mensagem do Evangelho no mundo inteiro. São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu para ser o primeiro papa da Igreja; e São Paulo, que foi arrebatado para o colégio apostólico de Jesus Cristo na estrada de Damasco, como o instrumento eleito para levar o seu nome diante dos povos, é o maior missionário de todos os tempos, o advogado dos pagãos, o “Apóstolo dos Gentios”.
Os dois são considerados os pilares que sustentam a Igreja tanto por sua fé e pregação como pelo ardor e zelo missionários, sendo glorificados com a coroa do martírio, no final, como testemunhas do Mestre. A importância de suas atuações pode ser comprovada pelo fato de serem os dois santos que mais têm datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, existem ainda: 25 de janeiro, quando é celebrada a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, ocasião da festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo.
Como Padroeiro de Muriaé, São Paulo foi festejado entre os dias 26 e 29 de junho, com grande devoção e carinho por parte dos fiéis. Milhares de pessoas participaram das atividades que permearam a programação da “Festa do Padroeiro 2009”, ocasião em que também foram comemorados os 160 anos da Paróquia São Paulo e os 190 anos do Rosário. O evento marcou, ainda, o encerramento do Ano Paulino na Matriz São Paulo.
A festividade teve início às 19h da sexta-feira, 26 de junho, com a Santa Missa e o encerramento do Novenário de São Paulo. A seguir, as crianças da Catequese fizeram bonito ao retomar a tradição da Quadrilha, apresentada no Salão de Eventos da Matriz, onde também ocorreu um bingo.
No sábado, 27 de junho, após a Santa Missa, aconteceu uma belíssima queima de fogos, em homenagem ao Padroeiro. Por volta das 21h, os fiéis puderam assistir à graciosidade da Dança Folclórica, com o grupo de Dança Mineiro Pau, de Silveira Carvalho. As comemorações tiveram prosseguimento com o “Leilão dos Pedros e Paulos” e com o Bingo no Salão de Eventos.
Já no domingo, 28 de junho, durante a Santa Missa, a vida de São Paulo foi relembrada através de uma peça teatral apresentada pelos membros da Catequese. Ao meio dia, aconteceu o “Leilão de Bezerros” no Parque de Exposições Lael Varella. Após a Santa Missa das 19h, os participantes das festividades puderam desfrutar de horas de lazer no Salão de Eventos da Matriz São Paulo, com o Super Bingão e música ao vivo.
Na manhã do último dia da Festa do Padroeiro, 29 de junho, segunda-feira, feriado municipal em Muriaé, os romeiros reuniram-se na Matriz São Paulo para participarem da Santa Missa e, mais tarde, de um Almoço de Confraternização, que teve no cardápio uma saborosa feijoada, servida no Salão de Eventos da Matriz.
Ainda dentro da programação, aconteceu, às 15h, a benção, pelo Bispo Dom Dario e pelo Padre Paulo Roberto, pároco da Matriz São Paulo, na Capela do Rosário, cujo interior acaba de ser restaurado. Já às 16h, foi a vez do “Ofício Divino”, na comunidade São Cristóvão. Por volta das 17h, teve início a tradicional “Carreata de São Paulo”, com a imagem do Santo Padroeiro saindo da Matriz e percorrendo as ruas do Centro, dos bairros do Porto, Barra e Dornelas, com retorno à Matriz. Para finalizar a festividade foi celebrada, às 19h, na Matriz, uma Missa Solene, presidida por Dom Dario Campos (bispo diocesano) e concelebrada pelos padres Paulo e Egberto. Na ocasião, também foi entregue a “Medalha São Paulo”. A seguir, os fiéis dirigiram-se ao Salão de Eventos onde a “Festa do Padroeiro 2009” foi oficialmente encerrada contando com a presença da Banda de Música da FUNDARTE.