Em 01/02/2019 às 11h23
Esta semana o presidente da Câmara de Muriaé, vereador David Lacerda (DEM), esteve visitando a unidade da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) em Miraí a convite da empresa. Juntamente com o presidente da Câmara, estava um grupo formado por representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de cidades como Miraí, Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre, Cataguases e Leopoldina, além dos presidentes das Câmaras de Vereadores de Miraí, Almir Alves de Araújo e de São Sebastião da Vargem Alegre, Maria Nazaré Pedrosa.
As autoridades foram recebidas pelo gerente-geral de Mineração e Alumina da CBA, Ricardo Vinhal, pelo gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, e por técnicos da empresa. Todos puderam conhecer a barragem em operação no local e se inteirar dos procedimentos de segurança, além de tomar conhecimento das rotinas de monitoramento por empresas independentes e pelo poder público. Os representantes da CBA reforçaram o compromisso com a segurança de suas barragens, mantendo o cumprimento de todos os requisitos legais e a conformidade dos procedimentos com as melhores práticas internacionais.
Na ocasião, a equipe da CBA confirmou ao presidente da Câmara de Muriaé e demais autoridades presentes que todas as suas barragens estão com licença de operação em vigor. Após se inteirar de todo o processo e verificarin loco como estão sendo efetuados os procedimentos de manutenção e segurança desta barragem, David Lacerda voltou para Muriaé sentindo-se mais seguro. "Verifiquei no próprio local que a mineradora vem realizando um trabalho comprometido e adequado a todas as normas de segurança exigidas para este tipo de extração, por isso, acredito que Muriaé não se encontra hoje na mesma situação de risco vivenciada pelos moradores de Brumadinho", explicou David Lacerda, após cumprir seu papel fiscalizador, como representante do legislativo municipal de Muriaé.