O sonho de uma sede própria para o Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé e Região começa a tomar contornos de realidade. No último dia 24 de junho, a obra, localizada em um terreno amplo, na Rua Antônio Silveira Brum Junior, anexo ao Mercado Produtor, recebeu sua primeira laje.
Este foi mais um grande passo rumo à realização de um desejo antigo dos servidores. Em maio, com o lançamento da Pedra Fundamental da construção da sede, o presidente do Sindicato, Ronaldo Alvarenga, já havia destacado a ansiedade com que o início da obra vinha sendo aguardado e que, agora, a classe pode, enfim, comemorar, como uma conquista real.
O objetivo da nova sede é tornar-se um espaço democrático e voltado para a promoção da união e para a confraternização dos associados da entidade. Com mais de dois mil filiados, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Muriaé e Região tem se destacado, nos últimos anos, por uma atuação moderna, dinâmica e pautada na ética, tendo no bem-estar do trabalhador sua principal meta.
Avaliada em torno de R$ 300 mil reais, a obra está projetada para oferecer atividades de aprendizagem, cultura e lazer aos servidores. O prédio, constituído por três andares, será dividido em salas de reunião, refeitório, área de treinamento para os filhos dos servidores, consultório médico, anfiteatro com auditório para 150 pessoas, salão de festa, além de um espaço com quiosque e churrasqueira. “É uma obra de modernidade impressionante. Nossa preocupação foi com a beleza e com a funcionalidade”, destacou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé e Região, Ronaldo Alvarenga.
A grandiosidade do sonho não foi capaz de colocar medo no presidente do Sindicato, sempre comprometido com as causas dos trabalhadores e com iniciativas capazes de melhorar as condições de vida dos servidores: “Tudo isso é fruto do acreditar, porque nós saímos do nada, de um Sindicato que praticamente não existia, que havia acabado, e do qual nem o próprio servidor tinha notícias, nem sabia que tinha direito a ter um Sindicato. Esta é a primeira sede de Sindicato dos Servidores Públicos no Brasil e uma das poucas de muitos Sindicatos antigos. É também uma das mais bonitas do país, pois a maioria das sedes foram adaptadas em casas velhas ou ocupam salas em prédios antigos”.
Para dar o pontapé inicial na concretização deste sonho, o Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé e Região contou com o apoio do prefeito José Braz, responsável pela doação do terreno, avaliado, por alto, em torno de R$ 600 mil reais, onde a obra está sendo construída. “Temos que agradecer muito ao prefeito por ter nos doado esse terreno, pois sem essa ajuda, o sonho seria mais difícil de ser realizado e ficaria um pouco mais distante, em um bairro mais afastado, pois o Sindicato não tem condições de adquirir um terreno neste valor. O que iríamos gastar na compra do terreno, será empregado na construção da sede. O dinheiro da obra vem do bolso do servidor; é o imposto sindical anual, que desconta um dia de serviço por ano e, graças a Deus, tornou-se obrigatório para todos os servidores públicos”, ressaltou Ronaldo.
O presidente do Sindicato aproveitou a oportunidade para convidar todos os servidores a conhecerem as futuras instalações da sede de entidade: “Vamos visitar, participar e interagir. Às vezes, as pessoas, não acreditam e acham que todos os sindicatos são iguais, e que não adianta lutar para mudar. Conclamo que venham conhecer... Assim, quem sabe, aqueles que não são afiliados acabem se empolgando com essa nossa utopia que agora está se tornando realidade! Dizem que os sonhos se tornam realidade e eu sou um homem que acredita nisso. Como já disse várias vezes, sou motivado pela emoção e não pela razão, pois se fosse ao contrário, talvez eu não teria nem iniciado essa obra”, finalizou.