Em 29/01/2019 às 17h30
As informações sobre domicílios rurais foram apuradas no Censo Demográfico de 2010 e, a respeito dos estabelecimentos agropecuários, no Censo Agropecuário de 2017. Do último Censo Agro foram liberadas, ainda, as rotas percorridas pelos recenseadores.
Para o analista da Coordenação Operacional dos Censos do IBGE, Eduardo Baptista, as coordenadas e rotas podem contribuir para dimensionar a população atingida pelos resíduos, assim como facilitar o deslocamento das equipes de resgate. "Conhecer o trajeto dos recenseadores pode ser útil para chegar a uma unidade, e mesmo reduzir dúvidas quanto ao acesso a locais mais isolados, por exemplo", diz.
Na tarde de hoje (29/01), os técnicos da agência do IBGE em Betim, Rafael Soares e Jorge Beraldo, com mais de dez anos de experiência em trabalho de campo no Instituto, foram ao Comando de Operações em Brumadinho para entregar os dados extraídos do site e oferecer suporte na utilização das informações. Além disso, o chefe da Unidade Estadual do IBGE em Minas Gerais em exercício, Humberto Moreira, orientou que a rede de agências do IBGE esteja à disposição para apoiar as autoridades municipais no uso e entendimento dos dados.
Para mais informações sobre esse assunto acesse a página do IBGE na Internet - www.ibge.gov.br ou diretamente na Agência de Notícias IBGE - http://agenciadenoticias.ibge.gov.br/