Gazeta de Muriaé
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Em 04/06/2009 às 18h07

Comércio se prepara para o Dia dos Namorados

DIA DOS NAMORADOS: Presidente da CDL Muriaé fala sobre os preparativos do comércio

O Comércio de Muriaé tem boas expectativas para o mês de junho. Além da queda na temperatura, que deve aquecer as vendas de roupas mais quentes, como jaquetas, calças e blusas, o sexto mês do ano apresenta mais uma data comemorativa: o Dia dos Namorados.

De acordo com Joancélio Peçanha, comerciante do ramo jóias e relógios e também presidente da CDL Muriaé, os lojistas esperam um aumento nas vendas, uma vez que os meses de maio e junho, representam boa parte das vendas do comércio no ano. “Para o Dia dos Namorados nossa campanha estará focada na publicidade em Out door, Rádio, Jornal e Televisão, curso de vendas para os lojistas, tudo isso ajudará a fortalecer o comércio nesse período”, e acrescentou: “nossas lojas em Muriaé são muito caprichosas, lindas boutiques, vitrines destacadas, decoração diferenciada, tudo isso vêm marcar essa data e promover a elevação das vendas”.

Outro fator que deve impulsionar as vendas é a grande variedade de presentes procurados nesta data. Para as namoradas, os homens preferem presentear com sapatos ou botas, jóias, perfumes, bolsas ou blusas, enquanto as mulheres preferem dar aos namorados tênis, calças, relógios e camisetas. Demais segmentos do comércio também devem crescer como chocolates, flores e cestas de café da manhã, além de produtos eletro-eletrônicos, como aparelhos celulares, rádios e televisores.

Ainda segundo Joancélio, a crise, já foi superada graças ao empenho dos governantes em relação à redução dos juros e facilidades de financiamentos para a classe. Na sua visão, o comércio vem reagindo bem em relação à crise, com criatividade e poder de superação. Joancélio completou, “em alguns segmentos já é possível notar uma mudança na movimentação para o Dia dos Namorados, mas para vários segmentos, as compras só vão acontecer às vésperas da data”.

A evolução do crédito e a melhoria do poder aquisitivo da população (crescimento real da renda e do emprego) aliadas às facilidades de pagamento e as promoções do varejo favorecem o desempenho do consumo e das compras nesse período, o que irá impulsionar ainda mais os enamorados.

Dia dos Namorados
A história do Dia de São João remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem os presentes  em todo Brasil.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento - em queda na Idade Média - gerava filhos que a seita cátara condenava pois para esta o mundo era intrinsicamente mau pois, ao invés de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mau.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: Gazeta de Muriaé



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