Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 23/11/2018 às 23h03

Programa de capacitação vai aprimorar cuidado com pacientes da rede municipal de saúde de Muriaé

Médicos da Estratégia Saúde da Família estão participando de oficinas de capacitação voltados para promoção da saúde dos muriaeenses

Um projeto da Secretaria de Saúde de Muriaé/Núcleo de Educação Permanente, em parceria com a Faculdade de Medicina do Centro Universitário Unifaminas, está promovendo encontros de capacitação com médicos, cujo objetivo é aprimorar o cuidado às pessoas que utilizam as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) da cidade. Na tarde da última segunda-feira (19), os especialistas participaram da oficina Medicina da Família e Comunidade, que abordou sobre gestão da clínica.

O Programa de Melhoria da Resolutividade da ESF leva especialistas para, em ambiente de compartilhamento de saberes e práticas em cuidados à saúde, aperfeiçoarem conhecimentos, desenvolverem estratégias e criarem condições que facilitem o acesso e os cuidados em saúde para os usuários do SUS na cidade.

O encontro de segunda-feira foi o primeiro módulo do programa, que contará ainda com outras oficinas de capacitação com temas variados, sempre voltados para promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde dos pacientes das unidades de saúde.

imageNesta primeira oficina, a médica Miriam Santana, mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV), apresentou os conhecimentos mais recentes e as evidências médicas mais adequadas para se organizar os serviços de Atenção Primaria, especialmente a Estratégia Saúde da Família.

Também foram listados pontos e dados a serem levantados pelos participantes em seu ambiente de trabalho, para que no próximo encontro, marcado para 17 de dezembro, o grupo possa discutir sobre as informações, avaliar possibilidades de ações que contribuam para melhorar o acesso das pessoas aos serviços de saúde, com a elaboração de agenda compartilhada para toda a equipe que compõe a ESF. "Estamos fazendo tudo em prol do usuário, que terá melhor acesso, com mais humanização no acolhimento e nos cuidados em saúde", afirma o coordenador do Núcleo de Atenção Primária à Saúde do Unifaminas, o ginecologista e obstetra Richard Duvanel Rodrigues.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS