Em 07/12/2012 às 10h21
A iluminação do Cristo Redentor de Muriaé foi oficialmente inaugurada na noite de terça-feira (4) com a renovação do amor do prefeito José Braz, que presenteou sua esposa Lédia Tanus Braz, com um monumento do Cristo Redentorna data em que comemoraram suas Bodas de Safira, equivalente a 65 anos de casados. A iluminação do Cristo possui um sistema moderno de projetores de LED RGB, que proporcionam a possibilidade de uso de 256 cores diferentes.
A programação da noite teve
início às 19h, com uma Missa, realizada na base do Cristo pelo Padre Silas
Geraldo, da Paróquia do Bairro do Porto. Centenas de pessoas compareceram à
cerimônia e, num dos momentos mais emocionantes do evento, o casal renovou os
votos matrimoniais e trocou alianças, abençoadas por Padre Silas. Ao final da
missa, o pároco também abençoou a imagem do Redentor, que teve suas luzes
acesas. Na sequência, um show pirotécnico enfeitou o céu durante cerca de 10
minutos, com fogos de artifício de diversas formas.
Dona Lédia Braz agradeceu a todos pela presença e pelo momento marcante. "Estou
muito emocionada e feliz, é exatamente o que eu queria para o povo de Muriaé,
para nossa cidade. E vai abençoar nossa cidade. Nascemos e fomos criados em
Muriaé, desejo que este Cristo abençoe toda a cidade e agradeço a quem veio
aqui hoje comemorar conosco", disse a primeira-dama.
O prefeito José Braz contou que na época quando foi eleito pela primeira vez, em 2004, recebeu o pedido da esposa para que fizesse a estátua. "A oportunidade veio agora", afirmou o prefeito. "Que seja um ponto turístico para Muriaé e para toda a região, aproveitei essa data de aniversario de 65 anos de casados, e estamos aqui com a graça de Deus e dos amigos. Agradeço a todos que vieram, e queremos continuar o trabalho, se Deus quiser", desejou o prefeito.
Projeto contou com profissionais de muitas áreas
Para atender ao pedido de sua esposa, o prefeito contratou, com recursos próprios, o escultor Genésio Gomes Moura, o Ceará, artista responsável pela criação das estátuas do Menino da Porteira, em Ouro Fino (MG), e do Rei Pelé, em Três Corações (MG), entre outras obras. O Cristo Redentor de Murié tem 28 metros de altura, sendo um dos maiores do país (apenas 10 metros a menos que o Cristo do Rio de Janeiro).
O empresário e engenheiro elétrico Alexandre Rodrigues foi responsável pelo projeto de luzes. "Sinto muita honra, por ter sido escolhido entre tantos para este projeto, que é um presente para a cidade. É um projeto ambicioso que vai ao encontro das maiores tecnologias do mundo, o LED, com baixo consumo e alta eficiência e permite a troca de cores para serem usadas, como cores temáticas, para as épocas do ano", explicou.