Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/10/2018 às 11h10

Muriaé recebe na próxima semana edição 2018 do Programa Grandes Escritores

O projeto traz os escritores Zuenir Ventura e Mauro Ventura para um bate-papo com o público no dia 24/10, às 19 horas, no Teatro Zacaria Marques

Promovendo desde 2002 a circulação de grandes nomes da literatura em eventos gratuitos de bate-papos e palestras, o Programa Grandes Escritores incluiu Muriaé entre as cidades que receberão a edição 2018 do projeto. No dia 24 de outubro, às 19 horas, no Teatro Zacaria Marques, o público terá a oportunidade de conversar com os escritores Zuenir Ventura e seu filho Mauro Ventura a partir da palestra "Encontro de Gerações". O evento é gratuito e a classificação indicativa é livre.

imageO jornalista, escritor e professor Zuenir Ventura é um dos mais respeitados nomes da literatura brasileira. Sétimo ocupante da cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, ele é colunista do jornal "O Globo".  Entre os seus livros mais lidos estão "1968: o ano que não terminou", "Cidade Partida", "Inveja: Mal Secreto" e "1968: o que fizemos de nós". Ele ganhou os prêmios Esso e Vladimir Herzog pela série de reportagens investigativas que resultou no livro "Chico Mendes - Crime e Castigo".

imageMauro Ventura começou a carreira como jornalista em 1985. Trabalhou como repórter, repórter especial, editor e colunista em veículos como "Isto É", "Jornal do Brasil" e O GLOBO. Desde 2007, assina a coluna Dois Cafés e a Conta no GLOBO. Com a reportagem "Tribunal do Tráfico", venceu os prêmios Esso e Embratel, dois dos principais na área de jornalismo. É autor do livro "O espetáculo mais triste da terra - O incêndio do Gran Circo Norte-Americano", um dos vencedores do prêmio Jabuti. Escreveu os contos "A dor oficial", publicado no livro "Brasil-Haiti ?101 histórias", e "AVC", que integrou a coletânea "25 cronistas falam de superação".

O Programa Grandes Escritores é um dos projetos culturais mais bem-sucedidos do país. Ao todo, ele já envolveu 25 escritores dos mais importantes nomes da literatura brasileira, 14 atores e atrizes e cerca de 110 mil pessoas em mais de 400 palestras realizadas nas principais capitais e cidades brasileiras e no interior dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Entre suas ações também estão as oficinas literárias, doação de 19 mil livros, participação de atores e atrizes, além de novos talentos da escrita apadrinhados por grandes nomes.

O projeto foi idealizado e coordenado durante vários anos pelo ator e diretor de teatro Marcelo Andrade (in memoriam), que foi secretário municipal de Cultura de Viçosa-MG, pioneiro na integração e articulação da cultura no interior do estado e também idealizador dos projetos "Centro Experimental de Artes de Viçosa" e "TIM ArtEducAção", e presidente da ONG Humanizarte.

Para continuar esse importante trabalho, o Programa Grandes Escritores 2018 está sendo produzido pela AMAR Produções Artísticas, sediada em Viçosa, composta por Amauri Rocha, Emilson Resende, Suzana Dias, Vanina Nery e Cássio Lopes. Em Muriaé, o projeto, que é executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, é apoiado pelas empresas e instituições: Funarbe - Fundação Arthur Bernardes, Mundial Acabamentos, Dakaza, Protec, Produtos Viçosa, TV Integração e G1 Zona da Mata, sendo viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O projeto faz parte da Mostra de Diversidade, Juventude e Literatura, realizada pelo Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé, com apoio da Prefeitura de Muriaé e da FUNDARTE - Fundação de Cultura e Artes de Muriaé.

Oficina literária

Além da palestra e bate-papo com os dois escritores, também foi programada para Muriaé a oficina "Literatura e Artes do Toró", com a arte-educadora viçosense Débora Sant´Anna Del Giúdice. Também gratuita, ela aconteceu na tarde de 16/10 na Cinemateca - Grande Hotel Muriahé.

Além de Muriaé, o programa acontece nas cidades mineiras de Barbacena, Cataguases, Juiz de Fora, Ponte Nova, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco, com a participação ilustre dos escritores Carla Madeira, Cris Guerra, Marina Colasanti, Mauro Ventura, Nelson Motta e Zuenir Ventura.


Serviço

Evento: Programa Grandes Escritores - Zuenir Ventura e Mauro Ventura em Muriaé

Local: Teatro Zacaria Marques

Data: 24/10/18 (quarta-feira)

Horário: 19 horas

Informações: Amar projetos culturais - (31) 3892-5993 e Roberto D'arte (assessor de comunicação do Grandes Escritores) - (31) 98821-2678




Gazeta de Muriaé
HPMAIS