Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/10/2018 às 18h25

Programa Grandes Escritores 2018 promove oficina literária em Muriaé

Parte da agenda do Programa Grandes Escritores 2018, a oficina "Literatura e Artes do Toró" será ministrada em Muriaé pela arte-educadora e pedagoga social viçosense Débora Sant´Anna Del Giúdice. Com inscrições gratuitas, ela acontecerá no dia 16/10 (terça-feira), das 14 às 18 horas, na Cinemateca - Grande Hotel Muriahé.

A oficina tem como referência o trabalho desenvolvido por Débora Sant'Anna no "Toró de Leitura'', projeto social criado por ela e por seu marido André Giúdice, produtor rural, em junho de 2014 na zona rural de Coimbra-MG, no Sítio "Sô Renato". Seu objetivo é formar novos agentes de leitura na comunidade, visando despertar o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes de lá.
image

"Toró é um termo muito usado na zona rural para retratar uma grande quantidade de chuva. Trata-se não somente de um fenômeno meteorológico, mas de um acontecimento que nos faz ficar em casa, lendo um bom livro, revista, jornal ou revistinha em quadrinhos", ressalta a arte-educadora.

Os encontros acontecem semanalmente nas tardes de sábados, com rodas de leitura, oficina de artes, lanche, brincadeiras e escolha de livros (empréstimo para casa). Sua estrutura conta com uma biblioteca com mais de 1500 livros, além de uma brinquedoteca e espaço para atividades lúdicas ao ar livre.

O Sítio Sô Renato, através do Toró de Leitura, recebe estudantes universitários para vivências em projetos sociais. O Toró também realiza eventos de promoção da leitura e das artes em escolas e praças públicas.

 image

Grandes Escritores em Muriaé

Promovendo desde 2002 a circulação de grandes nomes da literatura em eventos gratuitos de bate-papos e palestras, o Programa Grandes Escritores incluiu Muriaé entre as cidades que receberão a edição 2018 do projeto. No dia 24 de outubro, às 19 horas, no Teatro Zacaria Marques, o público terá a oportunidade de conversar com os escritores Zuenir Ventura e seu filho Mauro Ventura a partir da palestra "Encontro de Gerações". O evento é gratuito e a classificação indicativa é livre.

O programa está sendo produzido pela AMAR Produções Artísticas, sediada em Viçosa, composta por Amauri Rocha, Emilson Resende, Suzana Dias, Vanina Nery e Cássio Lopes. Em Muriaé, o projeto é apoiado pelas empresas e instituições: Funarbe - Fundação Arthur Bernardes, Mundial Acabamentos, Dakaza, Protec, Produtos Viçosa, TV Integração e G1 Zona da Mata, sendo viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O projeto faz parte da Mostra de Diversidade, Juventude e Literatura, realizada pelo Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé, com apoio da Prefeitura de Muriaé e da FUNDARTE - Fundação de Cultura e Artes de Muriaé. O Programa Grandes Escritores 2018 é executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais,

 

Legendas Fotos

Foto 1 - Um dos momentos da oficina em Visconde do Rio Branco

Foto 2 - A arte-educadora Débora Sant'Anna

Foto 3 - Um dos momentos da oficina em Ubá



Gazeta de Muriaé
HPMAIS