Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 10/10/2018 às 18h29

Câmara de Muriaé passa a ter três mulheres em sua bancada

Na sessão da Câmara desta terça-feira (09/10/2018), a suplente de verador Maria Aparecida Pinheiro tomou posse e foram discutidos e votados vários projetos, dentre eles, o que institui no âmbito do município de Muriaé o Dia Municipal de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Doença de Alzheimer e o que declara de utilidade pública a entidade Projeto Missionário Resgate de Almas para o Reino de Deus.

Muriaé passa a ter três vereadoras na Câmara

Na última sessão da Câmara, assumiu a cadeira do suplente Maycon do Zim (SD), sua sucessora Maira Aparecida Pinheiro (PSD), mais conhecida como Maria do Waldemar. O vereador se licenciou para tratar de questões pessoas e Maria Aparecida já assumiu suas atribuições participando das discussões e votações dos projetos que entraram em pauta na reunião.
image

Filha de Waldemar Luiz Pinheiro e Maria de Lourdes Pinheiro, Maria Aparecida nasceu em 10 de novembro de 1965. Tem dois filhos, Ana Paula e Marco Antônio, e é moradora do bairro São Cristóvão. Funcionária pública municipal, leva sua vida sempre voltada à família, ao trabalho e, principalmente, em ajudar aqueles que mais necessitam. Por isso, é muito querida na comunidade,  alcançando 385 votos nas últimas eleições municipais. Maria do Waldemar une-se a Helena Carvalho (MDB) e Drª Miriam (PSDB) na bancada feminina da Câmara de Muriaé que possui ao todo 17 vereadores.

Dia para Educação, conscientização e orientação sobre Alzheimer

Foi aprovado o projeto de lei do vereador Dr. José Carlos (PSB) que institui no âmbito municipal o Dia Municipal de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Doença de Alzheimer no período que abrange o dia 21 de setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

O projeto prevê que os temas e as reflexões a serem abordadas nesta semana devem dizer respeito a manifestações clínicas, sintomas, formas de tratamento, prevenção e auto-estima, dentre outros aspectos relacionados a este mal. Para tanto, o governo municipal, por meio das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, deverá realizar em conjunto com os movimentos locais de apoio aos portadores de Alzheimer, atividades voltas para conscientização popular, educação e orientação sobre a doença, além de divulgar informações uteis aos doentes, familiares, cuidadores e a população em geral.

O Alzheimer é uma doença degenerativa, progressiva e irreversível, de causa ainda não conhecida, que atinge parte do cérebro responsável por funções como a memória, o raciocínio e a linguagem, podendo vir a comprometer diversas outras funções. Atinge hoje milhões de pessoas em todo o mundo, de todos os grupos sociais, sendo predominante em pessoas com idade mais avançada.

Segundo o vereador Dr. José Carlos, que é médico, o diagnóstico precoce, a prevenção e o tratamento adequado são primordiais para o acompanhamento e a diminuição no ritmo evolutivo da doença, que ainda não tem cura definitiva, mas tratamentos específicos que retardam sua evolução e aumentam a qualidade de vida dos pacientes. "É por esse motivo que se torna imperiosa a realização de uma Semana Municipal de conscientização e orientação sobre a Doença Alzheimer", disse o vereador.

Missionários Resgate de Almas para o Reino de Deus é declarado de utilidade pública

O projeto de Lei que declara de utilidade pública a entidade Projeto Missionário Resgate de Almas para o Reino de Deus, do vereador Sargento Joel (MDB), foi aprovado na sessão da Câmara desta terça-feira.

Sem fins lucrativos, trata-se de uma instituição conhecida dos moradores de Muriaé por ter o objetivo de desenvolver o bem comum dos comunitários, firmando parceria com órgãos governamentais e não governamentais para o desenvolvimento de programas de fortalecimento e união das igrejas evangélicas. Para tanto, promovem serviço social em todas as formas de expressão, programas de caráter social, vigílias e missões evangélicas em escolas, hospitais, presídios, praças públicas, ginásios esportivos, sítios, residências particulares, centros de recuperação, albergues e também nas igrejas. Busca ainda por meio de diversas ações gerar renda e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos seus sócios e comunitários.

 

Autor: Wallace Nolasco

Fonte: ACCMM



Gazeta de Muriaé
HPMAIS