Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/09/2018 às 18h23

Ideb 2017: notas da rede municipal de ensino atingem meta projetada para 2021

Muriaé supera meta prevista pelo Ideb para Ensino Fundamental e tem o maior crescimento comparado à meta projetada desde que o índice foi criado; resultado demonstra trabalho da Prefeitura para melhor

Muriaé superou os números projetados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, de acordo com o levantamento divulgado no último dia 4 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As médias obtidas pela cidade foram de 6,5 para o quinto ano e de 5,0 para o nono ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas municipais. Nos dois casos, as notas foram superiores às metas de 5,8 e de 4,9, evidenciando resultados positivos nas ações de educação realizadas pela Prefeitura de Muriaé.

Os números também mostram que houve melhoria em relação ao levantamento anterior, feito em 2015. Na ocasião, Muriaé havia conquistado nota média de 6,2 para o quinto ano e de 4,7 para o nono ano - um crescimento de 0,3 pontos em ambos os níveis. Vale lembrar que os índices são calculados de acordo com a pontuação obtida pelos alunos na Prova Brasil, que é aplicada pelo Inep com avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. 

Pode-se também destacar que 90% das escolas municipais já atingiram em 2018 a meta nacional estipulada pelo Inep de 6 pontos para 2021. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, os resultados são importantes para que a rede de ensino e as escolas possam aprimorar e, quando for o caso, corrigir suas ações de educação. Em Muriaé, a Prefeitura vem investindo na educação, com a realização de capacitações para os profissionais e monitoramento pedagógico das escolas, além de adquirir material didático específico (o Sistema Etapa Público) para a rede pública municipal, um investimento de R$ 500 mil - tudo com o objetivo de oferecer um ensino cada vez melhor aos estudantes muriaeenses.

Confira abaixo os dados do Ideb para a rede municipal em 2017:

Ensino Fundamental - 5º Ano
Meta projetada: 5,8
Nota alcançada: 6,5

Ensino Fundamental - 9º Ano
Meta projetada: 4,9
Nota alcançada: 5,0


Gazeta de Muriaé
HPMAIS