Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 07/08/2018 às 13h19

Reciclando saberes: 21 pessoas recebem certificado em curso de confecção do vestuário

"Reciclando Saberes", realizada pela Prefeitura, ensinou técnicas de costura em tecido, promovendo oportunidades de emprego e renda

Vinte e um muriaeenses se formaram no Curso de Qualificação Profissional em Confecção do Vestuário. Promovida pela Prefeitura, a iniciativa "Reciclando Saberes" foi uma especialização aos recém-formados dos cursos de Costura Industrial e Costura de Patchwork, levando a eles novos conhecimentos e promovendo capacitação para o mercado de trabalho. A entrega do diploma aconteceu na manhã do último sábado (4), durante o Festival Gastronomia na Serra, em Pirapanema.

O curso foi realizado por meio de parceria das secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais e Fundarte ao longo de junho e julho. Nesses dois meses, os alunos aprenderam técnicas na prática, produzindo materiais que, inclusive, foram utilizados na edição de 2018 do festival gastronômico, como aventais para os chefs, cozinheiros, proprietários de restaurantes e participantes das oficinas infantis, além de bolsas desenvolvidas a partir de banners antigos arquivados pela Prefeitura, de maneira sustentável e incentivando o reaproveitamento de materiais.
image

A formanda Janaína Gomes, de 26 anos, conta que além de aprender uma profissão, participar do curso é a realização de um sonho. "Sempre tive vontade de aprender a costurar, pois minha mãe e minha tia são costureiras. Foi uma excelente experiência. Já me sinto preparada para o mercado de trabalho", diz.  "O curso foi muito bom e me ensinou uma nova profissão. Agora, pretendo trabalhar em uma confecção e depois comprar minha própria máquina de costura", relata Juliana de Souza, de 19 anos.

Curso promove qualificação profissional e incentiva geração de renda

Além de oferecer capacitação profissional, o curso incentiva a autonomia na geração de renda e acesso ao mundo do trabalho, aliada à preservação ambiental. "Iniciativas como esta capacitam as pessoas para o mercado de trabalho, oferecendo a elas mais oportunidades de emprego e renda. Além disso, ao utilizar materiais que poderiam ser descartados de maneira irregular na natureza, o curso atua no fortalecimento da prática sustentável em Muriaé", afirma a assessora técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga. 




Gazeta de Muriaé
HPMAIS