Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 04/05/2009 às 15h19

OMS alerta sobre vírus de gripe suína

De acordo com um alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), emitido na última terça-feira (28), o vírus da gripe suína (H1N1), detectado pela primeira vez no México não pode mais ser contido. A Organização aumentou o nível de alerta para 4 - dois níveis abaixo do referente a uma pandemia -, o que sinaliza que o vírus está mostrando a capacidade de ser transmitido entre humanos, com a possibilidade de causar surtos em comunidades.
 
A gripe suína chegou oficialmente chegou à Europa na segunda-feira (27), quando testes confirmaram que um jovem na Espanha e duas pessoas na Escócia estavam infectados. Todos eles haviam visitado o México recentemente. Há também casos confirmados na Nova Zelândia, em Israel, nos Estados, Canadá, na Espanha e no Reino Unido, mas ainda na há registros de mortes fora do México, onde ocorreram 20 óbitos, de pessoas 20 e 50 anos de idade.
  
No Brasil, o Ministério da Saúde anunciou que está acompanhando os casos de 12 pessoas com alguns sintomas da doença - todas elas tinham feito viagens a áreas afetadas pela gripe suína.
 
Ainda na manhã de terça feira (28), a OMS confirmou que 73 casos foram diagnosticados no mundo. Inspetores das Nações Unidas foram para o México examinar relatos de que fazendas industriais de criação de suínos teriam sido a fonte do surto.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS