Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 27/04/2009 às 11h27

UNIMED atende ao apelo da Casa da Menina

UNIMED doa TV para Casa da Menina

A Obra Unida Casa da Menina é uma sociedade da Casa São Vicente de Paulo, com funcionamento ao lado da Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Barra. A entidade funciona como um verdadeiro lar para 46 crianças entre 06 e 12 anos, que convivem em um ambiente de harmonia, solidariedade, aprendizagem e partilha.
 
Sua fundação, no ano de 1965, foi possível graças à atuação, em especial de duas grandes personalidades muriaeenses: o Sr. Abílio Alves Matos (“Seu Biloca”) e a Sra. Maria de Jesus Carneiro (“Dona Santinha”), pioneiros deste belíssimo projeto social que, atualmente, se encontra sob a presidência de Ângela Demolinari Soares.
 
Hoje, constituída por dois andares, a Casa da Menina é composta por uma boa cozinha, dormitórios com bicamas, banheiros com chuveiros, áreas de recreação e lazer, biblioteca, sala de reforço e escritório. De segunda a sexta-feira, suas pequenas “moradoras” participam de atividades educativas e culturais diversas.
 
Além de carinho, diversão e aulas, estas crianças também aprendem a cuidar de uma casa. Algumas acabam gostando muito das tarefas domésticas e passam a ajudar as ‘tias’ nos afazeres do “lar” onde vivem. Aos sábados, as meninas retornam ao convívio de seus familiares, levando na bagagem uma semana rica em cuidados, amor, alimentação sadia, lazer e aprendizado.
 
Para oferecer tudo isto às crianças carentes e honrar seus compromissos rotineiros (água, luz, telefone e salário dos funcionários), a Casa da Menina conta com as doações da sociedade e do comércio muriaeense e com a arrecadação financeira através de alguns eventos promovidos ao longo do ano, entre eles, almoços e chás beneficentes.
 
No entanto, a crise que vem afetando todo o mundo, também chegou à entidade, que corre o risco de fechar suas portas: “Nossa situação complicou muito com essa crise. O que recebíamos de doação, não recebemos mais e, assim, não temos como pagar os funcionários, que já sofrem com um mês de atraso, e nem como quitar nossas despesas”, explica a presidente da Casa da Menina, Ângela Demolinari.
 
Procurada pela Direção da Casa da Menina e sensibilizada com sua situação financeira, bem como com o destino das crianças que lá são atendidas, a Unimed – Muriaé, destacada na região pelo cumprimento de seu papel social, tomou uma belíssima atitude: na última quarta-feira (22), seu representante, Rodrigo Silva, esteve pessoalmente na entidade, onde entregou uma televisão em cores para que seja feita uma rifa para angariar recursos para a manutenção da casa.
 
Após constatar as dificuldades reais enfrentadas pela instituição, Rodrigo Silva ressaltou: “Nós fomos convidados pela Ângela e estamos aqui hoje, fazendo esta doação com muito carinho e consciência da importância da Casa da Menina. Muitas crianças necessitam desta ajuda e, por isso, deixo este apelo para que os empresários da região participem desta corrente, pois a entidade passa por sérias dificuldades e pode ser fechada”.
 
Para a diretora da Casa da Menina, a atitude da Unimed – Muriaé é um sinal de esperança, de que é possível, sim, contar com a nossa sociedade.   
  
“Estamos recebendo, com muita gratidão, em nossas dependências, a Unimed, que vem contribuir com o futuro de nossas crianças. Mas, nossas dificuldades são grandes, não temos como pagar contas, nosso armazém está praticamente vazio e não estamos conseguindo mais doações. Este apelo é de coração mesmo, pois são mais de 40 meninas que irão para a rua, sem terem o que comer, e sem uma família estruturada para acolhê-las. Por isso, deixamos nosso apelo à população, caso contrário, teremos que fechar nossas portas, já que do jeito que está não há como continuar”, frisou Ângela Demolinari Soares.
 
É com respeito ao próximo e visando seu crescimento como ser humano que a Obra Unida Casa da Menina deseja manter seu trabalho de grande destaque na área social. Todos podem contribuir, cada um à sua maneira, ainda que com pequenos gestos. Para fazer doações à entidade, basta entrar em contato pelo telefone (32) 3721-2592. A Casa da Menina mantém, ainda, uma conta no Banco do Brasil, agência 0286-0, conta corrente 3605-6.

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS