Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 27/04/2009 às 11h11

25 de Abril: Dia do Contabilista

“Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro!”. Foi com esta frase, dita em 1926, em meio a um discurso em agradecimento a uma homenagem que recebia da classe contábil, que o senador João Lyra, instituiu o “Dia do Contabilista”, oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1989, em 23 de maio de 1979.
 
Eleito, no ano de 1925, para o cargo de presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros, João Lyra, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil, tornando-se, por essa razão, o Patrono dos Contabilistas.
 
A principal tarefa do contabilista é organizar e supervisionar contabilidade, que pode ser de uma empresa, de uma instituição e até mesmo de uma grande família. Contratado ou trabalhando por conta própria, o que importa é que o contabilista saiba administrar a situação financeira de quem contrata seus serviços. Assim, esta classe, ao longo da história do Brasil, já prestou muitos serviços relevantes e contribui com sua visão estratégica, para a geração de informações relativas ao desenvolvimento socioeconômico e financeiro de seus clientes.
 
Em Muriaé, por exemplo, muitos contabilistas destacam-se por seu trabalho competente, ético e de valor elevado, graças a uma formação que contempla o desenvolvimento de habilidades múltiplas, como liderança, motivação, trabalho em equipe, flexibilidade, questionamentos e constante busca de desenvolvimento intelectual e profissional. São estes homens e mulheres que, com suas visões amplas, mas também focadas nas peculiaridades regionais, habilitam-se para o exercício de uma profissão dentro de um contexto social, econômico, cultural e político de uma economia globalizada, liderando e dirigindo atividades de controle e gerenciamento contábil.
 
Merece destaque, em nossa região, a atuação do Sindicato dos Contabilistas de Muriaé que, além do nosso município, abrange também Barão do Monte Alto, Carangola, Cataguases, Eugenópolis, Fervedouro, Laranjal, Leopoldina, Miradouro, Mirai, Palma, Patrocínio do Muriaé, Recreio, Rosário da Limeira, Santana de Cataguases, São Francisco do Glória, São Sebastião da Vargem Alegre e Vieiras.
  
Fundada no ano de 1967, a partir da Associação dos Contabilistas de Muriaé, e atualmente sob presidência de Luis Dagnoni Filho, a entidade tem como meta proporcionar estudos, cursos, coordenação, proteção e representação legal aos contadores e técnicos em contabilidade, com o intuito de colaborar com os poderes públicos e demais associações no sentido de solidariedade profissional e sua subordinação aos interesses nacionais.
 
O mercado de trabalho do profissional de contabilidade sempre foi muito privilegiado, face às suas diversidades de campo de atuação, cujas potencialidades estão disponíveis a todas as entidades, sejam elas de natureza pública, privadas ou mistas: micro, pequenas, médias e grandes. Todas, sem exceção, necessitam dos préstimos desse profissional, que pode fazê-lo através da relação de emprego efetivo, ou como prestador de serviços autônomo, e ou empresarial.
 
Neste contexto, outro ponto de relevância para a afirmação da classe contabilista foi a iniciativa da Faminas de oferecer, em Muriaé, o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, ampliando os horizontes de jovens estudantes e de profissionais que tiveram a oportunidade de somar novos conhecimentos à experiência já adquirida, haja vista que este é um dos cursos de maior procura da instituição.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS