Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 14/05/2018 às 12h12

Os riscos da automedicação são tema de campanha liderada por farmacêuticos em Viçosa no dia 15 de maio

Ação do CRF/MG celebra o Dia do Uso Racional de Medicamento com serviços de saúde gratuitos para a população no Calçadão Arthur Bernardes; campanha percorre outras 12 cidades de Minas

Tomar medicamentos por conta própria ou sem orientação é uma prática comum, principalmente quando se trata de desconfortos cotidianos, como dores de cabeça, azia, ou má digestão. O problema é que a automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, esconde perigos que podem provocar graves consequências à saúde.

Para conscientizar a população sobre os riscos que envolvem a automedicação, o CRF/MG realiza a 6ª edição da Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos no dia 15 de maio, no Calçadão Arthur Bernardes, em Viçosa. O evento acontece em parceria com a Univiçosa. A ação conta com serviços de saúde gratuitos para a população e orientação farmacêutica sobre o uso correto de medicamentos.

O lançamento da campanha ocorreu em Belo Horizonte na véspera do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado no dia 5 de maio. A campanha de 2018 foi inspirada na Copa do Mundo, que ocorre em junho, na Rússia.

O CRF/MG escalou uma Seleção de Farmacêuticos para promover as ações de conscientização. Além de Belo Horizonte, a campanha percorre outras 12 cidades, mobilizando farmacêuticos e acadêmicos para prestarem serviços farmacêuticos gratuitos de orientação à população. Serão distribuídos folhetos informativos, que também estão disponibilizados para download no site do CRF/MG para os profissionais que quiserem reproduzir a campanha em seus estabelecimentos.

"Todo medicamento, por mais simples que pareça, pode causar reações indesejáveis dependendo de cada organismo. E nenhum deles está livre de provocar reações adversas. Por isso é tão importante obter a prescrição do médico e conversar com o farmacêutico antes de ingerir qualquer medicamento. O que faz bem para uma pessoa pode fazer muito mal para a saúde. E com saúde não se brinca", alerta a diretora do CRF/MG, Adriana Tupynambá.

Todos os detalhes da campanha podem ser conferidos pelo site www.crfmg.org.br/usoracional.


Automedicação

Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) apontam os medicamentos como os maiores agentes causadores de intoxicação na região sudeste do País, tendo sido registrados 663 casos de intoxicação medicamentosa em 2016, o que corresponde a 50,34% do total de ocorrências no ano.


Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos 2018

  • Local: Calçadão Arthur Bernardes
    Viçosa - MG
  • Data: 15 de maio de 2018
  • Horário: 9h às 13h

 

Contatos:

(31) 3218-1009 (8h às 17h)

Katharina Lacerda: (31) 99580-0034

Luiza Godoy: (31) 99262-1225



Gazeta de Muriaé
HPMAIS