Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 30/11/2006 às 18h22

FCV promove Campanha de Prevenção ao Câncer

Mulheres aguardam para serem examinadas

  O dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, não é uma data para ser comemorada. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil ocorreram 472.050 casos novos em 2006. Os tipos mais incidentes, à exceção de pele (melanoma), foram os de próstata e pulmão, no sexo masculino e mama e colo do útero, no sexo feminino.

  Exames específicos conduzidos regularmente por profissionais de saúde também são importantes quando o assunto é prevenção. Nesses exames simples podem ser detectados câncer de mama, de colo de útero, reto, próstata, testículo, língua, boca e pele, entre outros.

  Segunda-feira a Fundação Cristiano Varella, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram das 9 às 16h uma campanha de prevenção, através de exames preventivos do câncer do útero para as mulheres de Muriaé.

  A missão da Fundação não é só diagnosticar e tratar, mas também, estar na área de prevenção, destacou Keila Cristina de Souza, Diretora da Fundação Cristiano Varella

  Segundo Keila, além deste trabalho ter sido realizado em Muriaé, a Fundação Cristiano Varella tem realizado o mesmo na região, atendendo aos municípios.

  Esta foi a primeira campanha realizada com a unidade móvel que possui três consultórios, adquirida pela Fundação recentemente.

  Finalizando, Keila disse que com essa parceria construída com a Secretaria Municipal de Saúde, será possível realizar campanhas desse nível e as pessoas que tiverem o interesse em se consultar, devem procurar a Fundação Cristiano Varella.

  Presente na campanha, a aposentada Dalmair Rodrigues destacou a importância da realização de projetos como esses, para conscientizar a população de Muriaé, e ressaltou a importância de se fazer também o exame do câncer de próstata, pois ainda há um preconceito entre os homens. “O que mata é a depressão que a pessoa enfrenta após o diagnóstico e, também, a falta de conhecimento da doença”.

Autor: Leonardo de Castro

Fonte: FCV



Gazeta de Muriaé
HPMAIS