Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 08/02/2018 às 10h42

Concurso da Emater-MG será retomado: Novas inscrições serão abertas

Tribunal de Contas do Estado aprovou a realização do concurso, suspenso há quase dois anos

BELO HORIZONTE (02/02/2018) - O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) aprovou a retomada do concurso da Emater-MG, que estava suspenso há quase dois anos. A decisão foi anunciada na última quinta-feira (01/02), em despacho assinado pelo Conselheiro Vanderley Ávila. 

Em abril de 2016, o TCE suspendeu o concurso da Emater-MG alegando, entre outras coisas, a inexistência de uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (ALMG), instituindo o Quadro de Pessoal e Vagas da empresa.  Desde então, a diretoria executiva da Emater-MG estava trabalhando para resolver todas as questões apontadas pelo Tribunal. 

A última etapa foi a aprovação pela ALMG, no final do ano passado, do Projeto de Lei nº 4.851/2017 que instituía o Quadro de Pessoal e Vagas. O PL foi enviado à Assembleia pelo governador Fernando Pimentel e tramitou por três comissões, até ser aprovado por unanimidade pelo plenário da casa,  no dia 19 de dezembro.    Com a aprovação do Quadro de Pessoal e Vagas, a Emater-MG solicitou ao Tribunal de Contas a autorização para a continuidade do concurso público. 

"A liberação para a retomada do concurso estava sendo muito aguardada, não só pelos profissionais que pretendem fazer parte da Emater-MG, mas também pelas prefeituras que  querem a abertura de novos escritórios da empresa ou que solicitam a ampliação dos nossos serviços nos municípios do interior do Estado", comemorou o presidente da Emater-MG, Glenio Martins. 

"Com total apoio do Governo do Estado, a realização do concurso irá fortalecer ainda mais a Emater-MG, fomentando a agricultura mineira para a geração de resultado. A atividade é uma tradição de Minas Gerais e estamos avançando muito nesse sentido", comentou o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães. 

Novo edital e inscrições

Uma das condições impostas pelo TCE para a liberação do concurso da Emater-MG é a publicação de um novo edital, já que as pendências apontadas foram sanadas.  Além disso, o Tribunal determinou que sejam abertas novas inscrições.

Outras informações como a data das provas,  procedimento para novas inscrições e ressarcimento de taxas serão divulgadas, em breve, com a publicação do novo edital. Todas as informações atualizadas também estarão disponíveis no site da Emater-MG: www.emater.mg.gov.br 


Assessoria de Comunicação - Emater-MG


Gazeta de Muriaé
HPMAIS