Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 24/11/2006 às 14h16

O uso do computador

Mais de 80 milhões de brasileiros nunca usaram um computador

  Cerca de 30 milhões de brasileiros possuem pelo menos um computador em casa, mas outros 84 milhões jamais usaram um aparelho como este, diz um estudo divulgado nesta quarta-feira (22), pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.
  O relatório, elaborado pelo Comitê Gestor da internet no Brasil, também diz que nos 66% das casas, com pelo menos um computador, contam com acesso à rede mundial.
  A informação mais importante, segundo os autores do estudo, é a que revela a "enorme exclusão digital" que ainda persiste no país, pois 84 milhões de pessoas, que representam quase metade da população do país, jamais tocaram em um computador.
  "As desigualdades sociais continuam sendo um fator determinante para que a maioria da população ainda não tenha acesso a um computador e muitos menos à internet", diz o relatório.
  Segundo o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Augusto César Gadelha, o estudo traz dados para reforçar as políticas de inclusão digital desenvolvidas pelo Governo durante os últimos anos.
  "Nestes tempos não se pode permitir o isolamento de classes sociais inteiras da internet, um instrumento extremamente poderoso nas relações trabalhistas e individuais", declarou.
  Apesar da grande exclusão que ainda persiste na área digital, Gadelha também afirmou que o relatório permitiu determinar que durante os primeiros dez meses de 2006 o número de casas com acesso a internet aumentou 4,5 milhões, chegando a 20 milhões.
-

Autor: Leonardo de Castro



Gazeta de Muriaé
HPMAIS