Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 19/05/2017 às 12h16

Técnica de cultivo por hidroponia chega à comunidade do Pontão em Muriaé

A comunidade do Pontão das Águas Limpas, regi~]ao próxima a são João do Glória inova mais uma vez adotando o sistema de hidroponia que é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo).

Ao cultivar com solução nutritiva utilizando um substrato não inerte (húmus por exemplo), admite-se dizer que é um cultivo sem solo, mas não é adequado referir-se como sendo hidroponia. Quando a solução é aplicada ao solo, tem-se a ferti-irrigação. Não é cultivo sem solo, nem hidroponia. Em geral esta solução não é completa, pois tem caráter complementar.
image

Portanto, na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva, pois, se houver substrato, este é inerte. No caso de cultivo sem solo, basta que o solo não seja utilizado. Um exemplo, é o cultivo apenas em húmus de minhoca.

Essa técnica pode ser aplicada tanto em escala doméstica (pequenos vasos) bem como em escala comercial (grandes plantações em galpões).  
image

Fonte: Manoel Carvalho - Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente



Gazeta de Muriaé
HPMAIS