Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 24/11/2006 às 14h06

Disturbio Alimentar

Distúrbio Alimentar, uma doença que vem fazendo vitimas cada vez mais jovens

 A Anorexia Nervosa em adolescentes vem crescendo de maneira assustadora e, talvez, seja essa uma das manifestações que fazem ver mais claramente os reflexos da cultura na sanidade emocional das pessoas.
  Há tempos, a atividade de "modelo-manequim" tem habitado os sonhos de meninas e mães, não necessariamente nessa ordem. Há tempos, também, estilistas determinam tiranicamente as medidas antropológicas femininas, de acordo com escalas duvidosas de valores sensuais, sob o risco de condenarem as mulheres de compleição normal a se sentirem deficientes e deformadas.
  E, das passarelas, esse falso ideal de beleza ganhou a mídia, o cinema, a televisão, as ruas, lares, escolas e a sociedade em geral. Mas, apesar de tudo, qualquer mulher de bom senso deve ter sempre em mente que esse ideal corporal não nasceu de uma opinião máscula, claramente definida. Ela veio das passarelas ....
  Recentemente, a aproximadamente uma semana, uma jovem de 21 anos veio a falecer devido ao fato de ficar sem se alimentar, a modelo pesava o equivalente ao peso de uma criança de 12 anos. Por se achar gorda e querer estar em forma, os hábitos alimentares foram diminuindo cada vez mais acarretando no agravamento do caso.
  Arremedando pessoas esquálidas, mal nutridas e esqueléticas, a mulher moderna tem se feito e se produzido para outras mulheres, muitas delas igualmente desejosas dessa anomalia existencial.
  A mulher moderna vem perdendo, assim, juntamente com a feminilidade de suas roupas, de seu comportamento dócil e meigo, também suas curvas - a milenar marca registrada do interesse masculino.
  Em arroubo maior de insatisfação consigo mesmas, algumas mulheres arriscam comentar, que gostariam de pegar essa "tal anorexia". Quem sabe, dessa forma, seriam objeto de inveja e admiração por parte de outras mulheres, ainda que às custas de perderem os cabelos, os dentes, a saúde, a lucidez e a vida.
  As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associado à um temor intenso de ganhar peso. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e do tamanho do corpo e, assim sendo, a recusa alimentar é apenas uma conseqüência dessa distorção doentia do esquema corporal.
  O termo Anorexia pode não ser de todo correto, tendo em vista que não há uma verdadeira perda do apetite mas sim, uma recusa em se alimentar.
  A Anorexia Nervosa é então, um transtorno alimentar caracterizado por limitação da ingestão de alimentos, devido à obsessão de magreza e o medo mórbido de ganhar peso.
  Normalmente a pessoa anorética mantém um peso corporal abaixo de um nível normal mínimo para sua idade e altura. Quando a Anorexia Nervosa se desenvolve em uma pessoa durante a infância ou início da adolescência, pode haver fracasso em fazer os ganhos de peso esperados, embora possa haver ganho na altura.
  A perda de peso nas pessoas com Anorexia Nervosa é obtida, principalmente, através da redução do consumo alimentar total, embora alguns pacientes possam começar "o regime" excluindo de sua dieta aquilo que percebem como sendo alimentos altamente calóricos. De modo geral, a maioria dos pacientes termina com uma dieta muito restrita, por vezes limitada a apenas alguns poucos tipos de alimentos. Nos casos mais graves o paciente adota métodos adicionais de perda de peso, os quais incluem auto-indução de vômito, uso indevido de laxantes ou diuréticos e prática de exercícios intensos ou excessivos.
  As pessoas com este transtorno têm muito medo de ganhar peso ou ficar gordos e este medo geralmente não é aliviado pela perda de peso. Na verdade, a preocupação com o ganho ponderal freqüentemente aumenta à medida que o peso real diminui.
  A vivência e a importância do peso e da forma corporal, como dissemos, são distorcidas nesses pacientes. Alguns deles acham que têm um excesso de peso global, independentemente dos resultados contrários da balança. Outros percebem que estão magros, mas ainda assim se preocupam com o fato de certas partes de seu corpo, particularmente abdômen, nádegas e coxas, estarem "muito gordas".
  Na Anorexia Nervosa os pacientes podem empregar uma ampla variedade de técnicas para estimar seu peso, incluindo pesagens excessivas, medições obsessivas de partes do corpo e uso persistente de um espelho para a verificação das áreas percebidas como "gordas". A auto-estima dos pacientes com Anorexia Nervosa depende obsessivamente de sua forma e peso corporais. A perda de peso é vista como uma conquista notável e como um sinal de extraordinária disciplina pessoal, ao passo que o ganho de peso é percebido como um inaceitável fracasso do autocontrole. Embora alguns pacientes com este transtorno possam reconhecer que estão magros, eles tipicamente negam as sérias implicações de seu estado de desnutrição.
-


Autor: Leonardo de Castro



Gazeta de Muriaé
HPMAIS