Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 29/09/2016 às 09h39

Renzo Braz Viabiliza Cirurgia Cardíaca pelo SUS no HSP

Atualmente, o HSP já é referência na região neste tipo de cirurgia, mas desde o dia 19/09, está credenciado para realizar tais procedimentos pelo SUS.

O Deputado Federal Renzo Braz se reuniu com diretoria e parte do corpo clínico do Hospital São Paulo, no dia 27/09, para comunicar o credenciamento da entidade, junto ao Ministério da Saúde, para realização de cirurgias do coração pelo SUS. 

Há pelo menos 10 anos, o HSP vem lutando para conseguir esse credenciamento. "Desde 2012, estamos trabalhando junto ao Governo Federal, para suspender uma portaria do Ministério da Saúde, com parâmetros que limitavam o credenciamento. A nosso pedido, conseguimos suspender essa portaria nacional em maio de 2012, beneficiando não só Muriaé como o Brasil todo", ressaltou Renzo Braz.

image
O novo serviço contempla cerca de 1,5 milhão de habitantes da área de referência do HSP e a partir de agora, qualquer paciente que chegue ao Hospital em situação de infarto, por exemplo, será prontamente atendido por um cardiologista e se necessário, encaminhado para os procedimentos cirúrgicos adequados, sem necessitar de transferência para outra entidade. "Até hoje, Muriaé e região foram muito bem atendidos pelo Prontocor. Porém, a demanda aumentou muito e por isso houve a necessidade de dividir o trabalho com o Hospital São Paulo. A partir de agora, toda a demanda de doenças cardíacas da região será completamente atendida no município", afirmou o Deputado Renzo Braz.
image

O vice-Provedor do HSP e coordenador do Serviço de Cardiologista da instituição, o médico cardiologista Edvard Ferreira de Almeida, ressaltou o quanto o credenciamento é importante para a população e para o próprio hospital: "Ganha a população que passa a contar com um serviço de grande qualidade, realizado totalmente pelo SUS, e ganha o hospital São Paulo, que ao realizar estes procedimentos de alta complexidade, é melhor remunerado pelo SUS, contribuindo assim, para o equilíbrio financeiro da entidade, que vale ressaltar, é filantrópica".

O coordenador do Serviço de Hemodinâmica do HSP, o médico hemodinamicista Leonardo Mendonça, agradeceu o apoio do poder público com a entidade: "O Hospital, por sua diretoria e corpo clínico, agradece muito a viabilização de recursos que contribuem para a manutenção e o aumento do atendimento da entidade. A minha esposa, por exemplo, optou por ter nossos gêmeos em Muriaé, porque sabe que podemos contar com a UTI Neonatal, outro importante serviço viabilizado ao HSP", argumentou.
image image
Renzo Braz fez questão de frisar que intercedeu junto ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, sobre outros pedidos do Hospital São Paulo e que os mesmos serão rapidamente atendidos. "Solicitamos também a implantação de leitos de retaguarda, inclusão nos serviços Rede Cegonha e Gestante de Alto Risco, inclusive, com instalação de banco de leite materno. Estes serviços já foram aprovados pelo Ministério da Saúde e aguardam apenas liberação de recursos federais para serem autorizados.
image

No Hospital São Paulo, participaram da reunião os Deputados Federal Renzo Braz, Estadual Braulio Braz, os seguintes membros da diretoria e do corpo clínico da instituição: Provedor Messias Vardieiro, Vice-Provedor Dr Edvard, Diretor Clínico Cláudio Pompei (ortopedista), Administradora Rita Pereira, Dr Luiz Henrique Gonçalves (angiologista), Dr César Ladeira (cardiologista), Dr Valdeci Alexandre (cardiologista), Dr Leonardo Mendonça (hemodinamicista), Dr Ciro Lemos (nefrologista), Dr José Geraldo (angiologista), Dr Tiago Bastos (endoscopista), Dr Roberto Monteiro de Castro (anestesista), Dr. José Eduardo Caldas (bioquímico), entre outros.

Tags: Renzo Braz, Hospital São Paulo,



Gazeta de Muriaé
HPMAIS