Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/11/2006 às 14h59

Cuidados com a pele da criança durante o verão

  Quando chega o verão, não há nada melhor do que desfrutar momentos de lazer com a família e os amigos. Seja na piscina, no campo ou na praia o que todos esperam é o tempo bom e muito sol.

  Mas atenção: isso tudo pode deixar  de ser beneficio. Os raios solares emitem uma forte radiação que incide diretamente na pele, causando vermelhidão que pode levar a queimaduras e, no futuro, até câncer de pele e envelhecimento precoce. Assim, algumas precauções devem ser tomadas para evitar danos futuros, principalmente nas crianças que têm pele mais delicada. Toda criança acima de 6 meses deve usar o protetor solar.

-A criança tem pele muito sensível, para que ela fique bem protegida, aplique um filtro solar adequado mínimo FPS 15, pelo menos meia hora antes de ir à praia, porque todo filtro solar precisa de um tempo em contato com a pele para atingir seu grau máximo de proteção. E nunca esquecer de proteger as orelhas e usar também o protetor labial.

-É importante que coloque um chapéu na criança, para que ele produza sombra na cabeça e ombros, melhorando a proteção. E nunca esquecer de proteger as orelhas e usar também o protetor labial.

-Preocupe-se com o bem-estar da criança, nunca esquecendo de levar para a praia o filtro solar e também de incentivá-la a usar óculos de sol, sempre.

-Entre as 10 e 16 horas o sol é muito forte e prejudicial; portanto, deve ser evitado. Mas se houver permanência na praia nesse horário, deve-se usar uma camiseta com tecido de trama fechada e de cor escura que absorve a radiação e diminui a exposição direta da pele ao sol.

-Além de todos estes cuidados, mantenha a criança na sombra a maior parte do tempo, pois poderá vê-la queimadinha do sol, sentindo dores e ardor.

-Ensine uma dica importante para meu filho: observe a sua sombra! Se ela estiver pequena, é porque o sol está muito forte e pode lhe fazer mal.

-Sempre devemos cuidar da pele. Mesmo em dias nublados; quando brincamos ao ar livre, jogamos bola, empinamos pipa... enfim, sempre que estivermos ao ar livre. Um divertido dia de sol na praia perde toda graça se mais tarde nos trouxer problemas. “ É melhor prevenir do que remediar “.

Autor: Leonardo Castro

Fonte: Leonardo Castro



Gazeta de Muriaé
HPMAIS