Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 06/11/2006 às 15h36

Prontocor: Primeira cirurgia cardíaca pelo SUS

  O Hospital Prontocor realizou no dia 10 de outubro a primeira cirurgia cardíaca, na história do município de Muriaé, custeada pelo Sistema Único de Saúde.

  A equipe que realizou o procedimento é chefiada pelo Dr. Flávio Reis Gouvêa e foi composta ainda pelos seguintes profissionais: Dr. José Guilherme, Cirurgião Assistente; Dr. Caio Santos, Anestesista; Instrumentadora, Quésia; Perfusionista, Jorge Tostes; Circulantes, Riana, Joelma e Adriana.

  Segundo o Dr. Flávio, cirurgião responsável pelo procedimento, o Prontocor goza, hoje, de excelentes condições e recursos tecnológicos e humanos para oferecer o melhor para os pacientes de Muriaé e região: “Hoje estamos habilitados a realizar, não apenas cirurgias de revascularização cardíaca (ponte de safena), mas também troca de válvulas e todas as doenças cardíacas adquiridas por adulto, bem como as enfermidades congênitas”.

  Para tratar as formas mais complexas das doenças cardiovasculares, há alguns meses um paciente teria que se deslocar para o estado do Rio de Janeiro ou cidades como Juiz de Fora, Belo Horizonte ou, ainda, centros mais distantes como São Paulo.

  Entretanto, desde o dia 25 de março uma esperança surgiu para a saúde de Muriaé e região. Naquele dia foi realizada a primeira cirurgia cardíaca de Muriaé, ainda sem a participação do SUS; o Hospital Prontocor, a partir daquela data, começou a oferecer o Serviço de Alta Complexidade e recentemente, no mês de outubro, realizou mais um feito histórico: a primeira cirurgia cardíaca através do Sistema Único de Saúde - SUS.

  O agraciado foi o aposentado Sebastião Ferreira de Paula, 62 anos, morador do Bairro Santana, pai de três filhos. Sebastião sofreu um infarto em 2000 e desde então vinha se tratando com medicamentos; mas a situação acabou se agravando e nos últimos seis meses fortes dores se tornaram constantes, as caminhadas já eram incômodas e posteriormente foram proibidas. Com o acompanhamento do especialista, Dr. Odilon Paiva Carvalho, ele foi preparado para fazer a cirurgia pelo SUS.

  Durante o período que aguardou a liberação da cirurgia, Sebastião via, com angustia, a possibilidade de ser transferido para outra cidade, até que no último dia 10 deu entrada no Prontocor passando pela cirurgia: a primeira feita através do Sistema Único de Saúde.

  “Eu acho de extrema importância Muriaé estar se tornando um pólo de saúde e ter condições, hoje em dia, de sustentar e custear uma cirurgia de tamanho porte”, destacou o paciente, que ainda ressaltou a dificuldade para deslocar para outras cidades: “acaba se tornando inconveniente ter que ser submetido a ir para outra localidade ou estado, pois em Muriaé estou perto da minha família e no Prontocor, me receberam e me trataram da melhor forma possível, possibilitando tudo para uma ótima recuperação. Tive um acompanhamento constante de todos os médicos e enfermeiros”.

  Após 21 dias, Sr Sebastião passa bem e não sofreu nenhuma complicação pós operatória; isso comprova mais uma vez a seriedade e compromisso dos médicos e responsáveis do Prontocor.

  A cidade de Muriaé vem se destacando cada vez mais no segmento de saúde. As doenças cardiovasculares são uma das enfermidades que mais matam no mundo e vários são os fatores de riscos que contribuem para a formação da doença arterial coronariana, que é a formação de placas dentro da coronária do paciente. Os principais fatores de risco se resumem na hereditariedade, hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo e o tabagismo.

  Com mais esta vitória, o Hospital Prontocor traz para os cidadãos de Muriaé e região uma tranqüilidade maior para o tratamento das doenças do coração.

  Até o fechamento desta matéria, já haviam sido realizados 5 cirurgias cardíacas no Prontocor, pelo SUS e 15 por convênios. Restam no aguardo pelo procedimento, custeado pelo Sistema Único de Saúde, 15 pacientes.

Autor: Leonardo Castro

Fonte: Leonardo Castro



Gazeta de Muriaé
HPMAIS